COLUNA

Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Câmara de São Luís instala hoje CPI do Transporte Público

Garantia foi dada pelo presidente da Casa, Osmar Filho (PDT), durante sessão ordinária da terça-feira, 23; previsão de horário para a instalação da comissão às 15h

Imirante

Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
Presidente Osmar Filho disse que CPI será instalada hoje na Câmara dos Vereadores (Leonardo Mendonça)

A Câmara Municipal de São Luís tem previsão de instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Transportes nesta quarta-feira, 24, às 15h. Na sessão da terça-feira, 23, ao ser interpelado pelo vereador Chico Carvalho (PSL) sobre os requerimentos que pediram a abertura da investigação no sistema do transporte público da capital, o presidente da Casa, vereador Osmar Filho (PDT) confirmou a instalação.

O que não foi esclarecido é qual o requerimento que vai valer para a instalação da CPI. Os vereadores Chico Carvalho e Marquinhos Silva (DEM) apresentaram a propostas, mas conforme disse o próprio Osmar Filho, por se tratar de matéria de igual teor, somente um será aceito.

Se instalada de fato, a comissão chega em um momento que há indicativo de nova paralisação de rodoviários devido a acordos não cumpridos após negociação para encerrar a greve do início de novembro.

O deputado Yglésio Moyses (PSDB) tratou do assunto na Assembleia Legislativa e afirmou que os empresários reclamam de que o subsídio de R$ 4 milhões acertado com a Prefeitura de São Luís não chegou às empresas o que vem dificultando o cumprimento dos acordos trabalhistas.

Sobre o que disse o parlamentar tucano, a Prefeitura de São Luís não se pronunciou.

Paralisação

Além da possibilidade de nova greve dos rodoviários, a Prefeitura de São Luís enfrentará paralisação dos professores municipais.

Eles protestam por reajuste salarial, valorização da categoria e melhores condições de trabalho já que maioria das escolas municipais precisa de reformas urgentes.

Os docentes querem abrir um canal de diálogo com a gestão municipal para negociar as reivindicações.

Sem diálogo

O sindicato da categoria, no chamamento para a paralisação, disse que o prefeito Eduardo Braide – quando candidato – se reuniu com a entidade para debater os problemas da categoria.

Na ocasião, ainda de acordo com o sindicato, Braide tinha em sua pauta a liberação dos precatórios do Fundef, a ampliação da jornada de professores e o reajuste salarial.

Depois de eleito, não houve diálogo e a troca de titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed) é visto como um problema para as conversas entre o Poder Público e os educadores.

Pode manter

O secretário de Educação do Estado e também pré-candidato ao governo do Maranhão pelo PT, Felipe Camarão, disse no programa O que Interessa da Mirante FM que pode manter sua corrida pelo Palácio dos Leões mesmo se o governador Flávio Dino (PSB) fizer sua escolha no próximo dia 29.

Esta decisão, porém, não será tomada individualmente. Explica-se: como Camarão foi aceito para ser pré-candidato, ele agora depende do partido para desistir ou manter sua pré-candidatura.

Votação

O vice-governador Carlos Brandão e mais cinco membros do PSDB do Maranhão foram a Brasília no último domingo, 21, para participar das prévias do partido para a escolha do nome que disputará a eleição para Presidente da República.

Entre os tucanos que conseguiram votar está também o deputado estadual Wellington do Curso. Tanto o parlamentar quanto o vice-governador são favoráveis à candidatura do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Prévias

As prévias do ninho tucano ainda não terminaram devido a problemas no aplicativo que permitia a votação em todo o Brasil.

Somente 8% dos tucanos conseguiram votar e do Maranhão somente os que foram a Brasília garantiram a participação no processo.

Além de Leite, concorrem ainda o governador de São Paulo João Dória e também o ex-prefeito de Manaus, Arthur Vigílio.

Interferência

A ex-deputada estadual Andrea Murad emitiu nota na tarde da terça-feira, 23, criticando uma suposta interferência do governador Flávio Dino (PSB) nas prévias do PSDB.

Segundo Murad, Dino impediu que Dória viesse ao Maranhão fazer sua campanha interna.

Andrea Murad disse que é a favor da candidatura de João Dória à Presidência da República e classificou de ditador o governador pela suposta interferência.

E mais:

- Se houve algum tipo de interferência para impedir a campanha de João Dória no Maranhão partiu do próprio vice-governador Carlos Brandão.

- Ele é o presidente estadual do PSDB e um dos 12 pré-candidatos a governador do PSDB que apoiam Eduardo Leite. Dória tem apoio de dois.

- O vereador Chico Carvalho nega que o PROS será presidido pelo ex-deputado Waldir Maranhão. Carvalho assumirá o partido no Maranhão assim que conseguir se desfiliar do PSL.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.