Covid-19

Maranhão recebe primeiro lote de vacinas Janssen com mais de 42 mil doses

Vacinas Janssen, de dose única, serão destinadas a 4,7% das pessoas com comorbidade e pessoas com deficiência permanente.

Imirante.com, com informações da SES

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Doses foram encaminhadas para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão. (Foto: Ruy Barros / SES)

SÃO LUÍS - O Maranhão recebeu, nessa quinta-feira (24), o primeiro lote de vacinas da Jassen, com 42.100 doses do imunizante, que darão continuidade à Campanha de Vacinação contra a Covid-19 no Estado. Também chegou Maranhão mais um lote da CoronaVac, com 81.000 doses do imunizante.

Leia também:

Covid-19: vacinas da Janssen serão distribuídas para 13 municípios do Estado

As doses foram encaminhadas para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), responsável pela distribuição dos imunizantes aos municípios, que começam a ser enviados nesta sexta-feira (25), iniciando pelas cidades da Grande Ilha: São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar.

De acordo com a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira, conforme orientação do Ministério da Saúde, as vacinas Janssen, de dose única, serão destinadas a 4,7% das pessoas com comorbidade e pessoas com deficiência permanente.

Continua após a publicidade..

“Durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), foi pactuada a distribuição do imunizante na proporção de 30% para a Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) e 70% para os municípios de Imperatriz, Balsas, Caxias, Bacabal, Pinheiro, Coroatá, Açailândia, Santa Inês e Presidente Dutra”, explica a superintendente Tayara Pereira.

Já a CoronaVac será distribuída para os 217 municípios para o início do esquema vacinal dos trabalhadores da Educação do Ensino Superior e continuidade da imunização de pessoas com comorbidade e pessoas com deficiência permanente. Ainda segundo o Ministério da Saúde, caso os municípios já tenham contemplado esses grupos com a imunização, a campanha pode avançar por faixa etária, por ordem decrescente.

Para a distribuição das vacinas, a SES conta com a parceria da Secretaria de Segurança Pública (SSP) que, através do Centro Tático Aéreo (CTA), realiza o transporte com uso de helicópteros e avião. A logística de entrega conta também com o apoio da Polícia Militar, responsável pela segurança no deslocamento. Para o transporte dos imunizantes também são utilizadas vans refrigeradas.

A logística possibilita a distribuição em até 48h após o recebimento das doses.

Com a nova remessa, o Maranhão totaliza 3.864.270 doses recebidas, sendo 1.304.540 da CoronaVac, 2.273.100 da AstraZeneca, 244.530 da Pfizer e 42.100 da Janssen.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.