SÃO LUÍS - Os funcionários da Caixa Econômica Federal (CEF) aprovaram, em assembleia geral, decretar estado de greve com paralisação das atividades nesta terça-feira (27), no Maranhão e no resto do país.
A paralisação será por 24 horas e deve abranger toda a operação das agências, além dos funcionários em home office, que também estão sendo orientados a paralisar atividades ao longo do dia.
Continua após a publicidade..
A greve faz parte do calendário de lutas definido pela Comissão de Empregados em Defesa da Caixa 100% Pública, em plenária com dirigentes sindicais de todo o país.
Em São Luís, os bancários estarão concentrados, a partir das 8h, em frente à agência da CEF, na praça Deodoro, no Centro da Capital.
Os funcionários reivindicam do banco o pagamento justo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), a vacinação prioritária da categoria, além da não abertura das ações da Caixa Seguridade para a venda na Bolsas de Valores (IPO).
De acordo com denúncias, os empregados estão sendo assediados pelo banco para comprarem, com “condições especiais”, ações dessa subsidiária da empresa pública.
Porém, os diretores do SEEB-MA explicaram que o IPO (Oferta Pública Inicial), além de não tornar o bancário “dono da CEF”, faz parte do processo de abertura do capital da Caixa, bem como do gradativo plano de privatização do banco, o que poderá colocar – a curto prazo – os direitos e o emprego dos funcionários em risco.
Diante das explanações, os bancários decidiram entrar em greve, caso a Caixa não atenda às reivindicações da categoria.
Saiba Mais
- Bancários participam de nova rodada de negociações com a Fenaban em São Paulo
- Sem nova proposta da Fenaban, bancários decidem manter greve
- Bancários e Fenaban têm nova rodada de negociação à tarde
- Bancários de doze agências aderem a greve da categoria em Imperatriz
- Clientes formam grandes filas nas agências bancárias de São Luís no primeiro dia de greve
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias