Coronavírus

Covid-19: corrida por vacina no Maranhão

No estado, devido a falta de posição certa do governo federal, há uma tentativa de compra de imunizantes tanto pela gestão estadual quanto pela cidade de São Luís

Gilberto Léda/ Da editoria de Política

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Governo do Maranhão já assinou protocolo de intenção de de compra de vacinas da Rússia (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Enquanto o governo federal não consegue efetivamente suprir a carência de estados e municípios por doses de vacinas contra o novo coronavírus, governadores e prefeitos mobilizam-se como podem - mas ainda de mãos atadas por uma decisão do STF, que só lhes permite agir em caso de comprovada falha no Plano Nacional de Imunização - para viabilizar imunizastes.

Há uma verdadeira corrida por vacinas no país. E no Maranhão não é diferente.

Na segunda-feira, 22, São Luís anunciou sua entrada formal no Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), um colegiado da Frente Nacional de Prefeitos destinado à compra de doses pelos municípios.

Em âmbito estadual, o governo também tem se organizado em colegiado em busca de alternativas. Junto com o Consórcio Nordeste, o Maranhão vive a expectativa pela autorização para a aquisição de 37 milhões de doses da vacina Sputnik V, da Rússia.

Um contrato com o Fundo Soberano Russo já foi assinado pelo Executivo estadual, no valor de R$ 254 milhões.

Na verdade, uma intenção de compra, já que ainda não se tem certeza de quantas doses os russos poderão fornecer aos brasileiros.

Ao anunciar o fechamento do negócio, há pouco mais de uma semana, o Consórcio Nordeste, informou que haveria a entrega de 2 milhões de doses ainda em abril, e de outras 5 milhões em maio.

Segundo o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), não é bem assim.

"Eles nos dizem [o Fundo Soberano Russo] que o contrato prevê, que, a partir de abril, eles vão nos dizer […], eles vão nos informando: ‘Olha, nós temos prontas X milhões de doses’. Nós vamos buscar as vacinas e aí faremos os pagamentos, de acordo com a disponibilidade da fábrica situada na Rússia", disse o comunista, em pronunciamento na última sexta-feira, 19.

Especificamente no que diz respeito ao plano do Estado, Dino ainda pode ser obrigado pela Justiça - a pedido da seccional maranhense da OAB - a apresentar, em até cinco dias, o cronograma de aquisição de vacinas do Estado.

Na mesma ação, a Ordem pede, ainda, a reinstalação de um hospital de campanha em São Luís com, no mínimo de 200 leitos (186 clínicos e 14 de UTI), mesmo tamanho do hospital de campanha instalado no ano de 2020 e fechado antes que a pandemia tivesse atingido seu momento mais grave.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.