SÃO LUÍS – Teve início nesta quinta-feira (28), de forma simbólica, em São Luís, a vacinação contra Covid-19 em idosos a partir de 75 anos. A imunização foi iniciada no Centro de Atenção Integral ao Idoso (Caisi), no Sítio Leal, região do bairro Filipinho.
Leia também:
Saiba qual UPA procurar na Grande São Luís em caso de suspeita de Covid-19
Tire as suas dúvidas sobre a vacinação contra o coronavírus no Maranhão
Covid-19: 29 cidades do MA imunizam 100% do grupo prioritário com 1º lote da vacina
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), ainda nesta quinta-feira (28), será disponibilizada uma plataforma para cadastramento de idosos para receberem a dose do imunizante. Ainda segundo a Semus, após cadastro, a secretaria entrará em contato para informar dia, horário e local em que serão vacinados.
A Semus informou também que além do Caisi, haverão outros pontos de vacinação e sistema drive-thru, para evitar aglomeração. Idosos acamados ou com dificuldade de locomoção serão vacinados em casa.
Segundo a Semus, a vacinação será conforme faixa etária: primeiro os idosos com idade acima de 85; depois acima de 75; posteriormente os com mais de 60.
Sendo assim, de acordo com a Secretaria, nenhum idoso precisa se descolocar para o Caisi nesta quinta (28).
Vacinação em São Luís
Um novo grupo de profissionais de saúde começou a ser vacinado contra o novo coronavírus nesta quinta, em São Luís. Foram incluídos nesta etapa de imunização os profissionais de saúde entre 35 e 39 anos.
A vacinação dessa faixa etária vai ser feita até dia 1º de fevereiro e ocorre das 8h às 17h. Hoje, devem se dirigir ao Centro Municipal de Vacinação, no Multicenter Sebrae, aqueles nascidos em janeiro, fevereiro ou março.
Documentos necessários
Carteira do respectivo conselho e RG ou declaração da unidade onde trabalha (para aqueles que não possuem registro) e RG.
Centro Municipal de Vacinação
O Centro Municipal de Vacinação conta com 16 guichês de atendimento para o registro e triagem dos profissionais de saúde a serem imunizados. Com 10 salas de vacinação instaladas no local e 22 vacinadores disponíveis é possível aplicar até 200 doses de vacina por hora e atender até 2 mil pessoas por dia.
O uso de máscara no espaço é obrigatório e foram distribuídos totens com álcool em gel para que todos possam manter as mãos higienizadas. O espaço conta com sinalização e intérpretes de libras. Caso a pessoa tenha algum tipo de dificuldade de locomoção, o vacinador vai até onde o cidadão se encontra para que ele seja vacinado.
O Centro Municipal de Vacinação funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Continua após a publicidade..
Etapas da vacinação
De acordo com o Plano Municipal de Vacinação, divulgado pela Prefeitura de São Luís no dia 15 de janeiro, a vacinação será feita, inicialmente, em três etapas. Cada uma dessas etapas com duração de sete semanas.
Primeira etapa
A primeira etapa está sendo destinada a profissionais da saúde e pessoas acima de 60 anos em Instituições de Longa Permanência (ILPs), também chamados de idosos institucionalizados. A população total estimada para esta primeira fase é de 37.060 pessoas. Esses institucionalizados receberão a vacina nos próprios abrigos.
Já os profissionais da saúde inclusos nesta primeira etapa da vacinação podem se vacinar no Centro Municipal de Vacinação, no bairro Cohafuma.
Segunda etapa
Já a segunda etapa do plano de vacinação tem como público-alvo pessoas acima de 60 anos. Com sete semanas de duração, a fase prevê imunizar 79.383 pessoas em São Luís.
Terceira etapa
A terceira etapa da vacinação será destinada a pessoas que apresentam alguma comorbidade, diabetes mellitus, hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer, obesidade grave (IMC≥40).
Na terceira fase, de acordo com o Plano Municipal de Vacinação, estão inclusos também trabalhadores da educação, pessoas com deficiência permanente severa, membros das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema de privação de liberdade, trabalhadores do transporte coletivo, transporte aéreo, transportadores rodoviários de carga, população privada de liberdade e pessoas com deficiência permanente e população em situação de rua. A meta, nesta fase, é imunizar 31.358 pessoas.
Testagem drive-thru em São Luís
Desde essa quarta-feira (27), o sistema drive-thru de teste para Covid-19, disponibilizado em São Luís pelo Governo do Estado, passou a atender um novo público: pessoas de 50 a 59 anos de idade. Ainda assim, idosos acima de 60 anos e gestantes permanecem como público-alvo. A testagem segue sendo oferecida por tempo indeterminado.
As três tendas estão instaladas no estacionamento do Parque do Rangedor, no bairro Calhau, e o atendimento está disponível de segunda a sexta, das 8h às 16h, com a participação de 30 profissionais de saúde por dia. Pessoas que já testaram em drives anteriores não estão impedidas de testar novamente.
Coronavírus no Maranhão
De acordo com o último boletim epidemiológico, que foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), na noite dessa quarta-feira (27), o Maranhão tem 206.290 casos confirmados e 4.662 mortes por Covid-19.
O relatório da SES aponta que todos os 217 municípios do Maranhão já registraram casos confirmados de Covid-19. As dez cidades maranhenses com o maior número de pacientes infectados pelo novo coronavírus são São Luís (27.826), Imperatriz (9.078), Balsas (7.211), Caxias (5.890), Timon (5.286), Santa Inês (5.031), Barra do Corda (4.085), Zé Doca (3.890), Açailândia (3.791) e Bacabal (3.723).
Desde o início do monitoramento no Maranhão, a SES já analisou 582.869 casos de possível infecção pelo novo coronavírus e fez 500.135 testes para diagnóstico. São 4.662 óbitos, 194.709 recuperações e 6.919 casos ativos, além de 967 casos suspeitos e 375.612 casos descartados. A metodologia do Ministério da Saúde contabiliza mortes e pacientes curados entre os casos confirmados da Covid-19.
Saiba Mais
- Covid-19: já são mais de 5,1 mil mortes em 2024
- Covid-19: nova variante XEC pode ser mais transmissível
- Moradores do Rio são infectados com nova variante do vírus da Covid-19
- Covid-19 aumenta entre idosos nas regiões Norte e Nordeste
- Covid-19: InfoGripe alerta para aumento dos casos graves entre crianças pequenas
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias