Coronavírus

Mais de 100 respiradores para pacientes de Covid-19 no Maranhão chegam ao Brasil

Os equipamentos foram comprados da China e devem chegar hoje (13) ao Estado, disse Flávio Dino.

Imirante.com, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Flávio Dino falou sobre as ações do governo do Maranhão no combate ao coronavírus. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

SÃO LUÍS – Leitos disponibilizados para receber pacientes da Covid-19 em hospitais do Maranhão serão reforçados com mais 107 respiradores comprados da China, que chegaram na manhã de hoje (13) em São Paulo.

A informação foi divulgada pelo governador Flávio Dino em entrevista à TV Mirante. Os respiradores devem ser enviados ao Maranhão ainda nesta segunda-feira.

Veja a entrevista completa aqui

“Isso vai significar que mais leitos estarão equipados com respiradores, o que significa uma garantia adicional”, disse o governador.

Leia mais:

Mapa mostra que Covid-19 já atinge 88 bairros da Ilha de São Luís

Maranhão tem 27 óbitos e 445 casos de Covid-19 confirmados

Maranhão registra 68 pacientes recuperados do coronavírus

Plataforma web quer mapear pandemia da Covid-19 no Brasil

Além desses equipamentos, está sendo concluída uma compra de mais respiradores pelo Consórcio Nordeste do qual o Maranhão faz parte e será contemplado. O governador também aguarda o lote adquirido pelo Ministério da Saúde.

A Covid-19 pode apresentar como complicação a pneumonia, que produz um processo inflamatório atingindo os pulmões de forma severa. Neste quadro, os pacientes não conseguem respirar sozinhos e, assim, necessitam de suporte ventilatório. Portanto, o respirador mecânico, ou ventilador, é fundamental para tratar casos graves e gravíssimos da doença. Normalmente, esses equipamentos estão disponíveis em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

O Maranhão conta 445 casos confirmados da Covid-19, sendo 27 óbitos. As informações foram divulgadas na noite desse domingo (12), pela SES. Ainda segundo a pasta, até o momento, há 39 pacientes internados em UTIs, 67 internados em enfermarias, 244 em isolamento domiciliar e 68 recuperados.

Flávio Dino frisou que o decreto de restrição de serviços não essenciais está em vigor em todo o Estado e voltou a pedir que a população respeite o distanciamento social, que é uma recomendação das autoridades sanitárias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.