Alerta

Internauta faz denúncia de foco de dengue na avenida Colares Moreira

Dentro da contenção há larvas do <i>Aedes aegypti</i> em dois estágios de desenvolvimento.

Luciano Dias/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43

SÃO LUÍS – Um flagrante feito, nesta quinta-feira (23), pelo internauta Jocelyn Saraiva Júnior – enviado à redação do portal Imirante.com por meio VC no Imirante – mostra um foco do mosquito da dengue em uma contenção de um poste de iluminação pública, na avenida Colares Moreira, no bairro do Renascença, em São Luís.

Foto: Luciano Dias/Imirante.com

A equipe do Imirante.com foi ao local e constatou o foco do mosquito. Dentro da contenção há larvas do Aedes aegypti em dois estágios de desenvolvimento.

O caso da avenida Colares Moreira não é isolado, no período chuvoso a proliferação do mosquito da dengue aumenta com acúmulo de água parada em lixos e dejetos jogados nas vias públicas.

Situação de alerta

Segundo um levantamento do Ministério da Saúde divulgado no mês de março deste ano, mostra que 340 municípios brasileiros estão em situação de risco para epidemias de dengue e chikungunya. De acordo com os dados, 877 cidades estão em alerta para ambas as doenças.

De acordo com o ministério, 1.844 municípios participaram do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), de janeiro a fevereiro deste ano, e registraram aumento de 26,38% em relação aos participantes em 2014.

Os números mostram as capitais em situação de alerta: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Campo Grande, Fortaleza, Goiânia, Macapá, Maceió, Manaus, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Vitória.

Ainda conforme o levantamento, a Região Nordeste concentra a maioria dos municípios com índice de risco de epidemia (171), seguida pelo Sudeste (54), Sul (52), Norte (46) e Centro-Oeste (17).

Saiba os sintomas da dengue normal e hemorrágica

Dengue clássica

Febre alta com início súbito.

Forte dor de cabeça.

Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.

Perda do paladar e apetite.

Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.

Náuseas e vômitos·

Continua após a publicidade..

Tonturas.

Extremo cansaço.

Moleza e dor no corpo.

Muitas dores nos ossos e articulações.

Dengue hemorrágica

Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:

Dores abdominais fortes e contínuas.

Vômitos persistentes.

Pele pálida, fria e úmida.

Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.

Manchas vermelhas na pele.

Sonolência, agitação e confusão mental.

Sede excessiva e boca seca.

Pulso rápido e fraco.

Dificuldade respiratória.

Perda de consciência.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.