SÃO LUÍS – Nesta terça-feira (4), a Polícia Federal no Maranhão (PF-MA) realizou a Operação Aimará, na qual foram presos integrantes de uma organização criminosa de tráfico internacional de drogas, nos Estados do Maranhão, Pará e Amazonas. Segundo a PF, foram cumpridos 12 mandados de prisão, dois mandados de condução coercitiva e 11 mandados de busca e apreensão.
A investigação identificou que a quadrilha era chefiada por dois irmãos peruanos. A droga era trazida do Peru e entrava no Brasil pela cidade de Tabatinga no Estado do Amazonas. A rota utilizada para o tráfico também passava pelas cidades de Manaus-AM, Altamira-PA, São Luís-MA, Barreirinhas-MA e Fortaleza-CE, de onde seguia para destinos internacionais com envolvimento de traficantes franceses. A Polícia Federal estima que a quadrilha tenha faturado mais de R$ 9 milhões.
[e-s001]
A PF afirma que a operação conseguiu atingir a cúpula do tráfico de drogas da região Norte e Nordeste, desarticulando ainda parte importante do tráfico internacional.
“Os traficantes são pessoas violentas e possuidores de antecedentes criminais pela prática anterior de tráfico de entorpecentes. A experiência deles nas atividades criminosas exigiu o emprego de técnicas especiais de investigação. A quadrilha havia se especializado em construir compartimentos secretos no interior de caminhonetes, onde a droga era escondida”, informou a PF por meio de nota.
Na ação policial, formada por 90 policiais, foi apreendida uma pistola .40 com o brasão da Polícia Civil do Estado do Maranhão. Diversos bens adquiridos pelos traficantes, também, foram apreendidos pelas equipes.
Saiba Mais
- Suspeito de tráfico é preso em operação conjunta em Caxias
- Seis pessoas são presas suspeitas por tráfico e homicídios em Presidente Dutra
- Tráfico internacional de drogas: PF efetua prisões e faz buscas em SL e SP
- Quase 250 kg de drogas são destruídos pela polícia em Balsas
- Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Pirâmide, em Paço do Lumiar
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.