Vídeo: incêndio em mata

Imirante.com acompanha trabalho do Corpo de Bombeiros em incêndio no Araçagi

A equipe do <b>Imirante.com</b> flagrou, na tarde desta sexta-feira (31), mais um incêndio na capital maranhense.

Daniel Moraes / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49
Inc&ecirc;ndio aconteceu pr&oacute;ximo &agrave; resid&ecirc;ncias. Foto: Daniel Moraes / Imirante.com

SÃO LUÍS - A equipe do Imirante.com flagrou, na tarde desta sexta-feira (31), mais um incêndio na capital maranhense. Desta vez, o incêndio aconteceu no bairro Araçagi, próximo à praia do Olho D’água, em uma região de mata fechada.

O vento forte e o mato seco fizeram com que o fogo de alastrasse rapidamente. O empresário João Antônio, 60 anos, que é morador da área, afirmou que desde o meio dia estava ligando para os bombeiros, que só foram chegar ao local quase cinco horas mais tarde. O motivo da demora, segundo o tenente Alexandre Moraes, foi porque a equipe estava trabalhando em outro incêndio, que aconteceu em uma fábrica de colchões, no bairro Maracanã.

Foto: Daniel Moraes / Imirante.com

O Imirante.com acompanhou o trabalho do Corpo de Bombeiros, que teve dificuldades em controlar as chamas devido às condições do local. As causas do incêndio ainda não foram descobertas, mas, segundo os bombeiros, é provável que o fogo tenha se iniciado por causa do forte calor. Veja no vídeo abaixo.

O Maranhão é hoje o terceiro Estado em número de focos de incêndio no país, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Somente na primeira quinzena de outubro já foram 3.578 focos de queimadas no Maranhão, a maioria em terrenos baldios.

Só em São Luís, o Corpo de Bombeiros atende, por dia, uma média de oito chamadas de combate a incêndios. Os principais problemas que as queimadas podem causar são as doenças respiratórias, infertilidade do solo e pouca visibilidade das pessoas que passam nos locais onde há densa fumaça.

Além de causar danos às pessoas e às espécies animais e vegetais, fazer queimadas é crime. De acordo com o Artigo 250 do Código Penal, queimar qualquer coisa em ambiente aberto é considerado crime, além de causar problemas à saúde e uma grande poluição. O Código Penal nomeia crimes como as queimadas de “crimes contra a incolumidade pública”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.