SÃO LUÍS - Depois de um mês de treinamento especializado, a Polícia Militar do Maranhão colocou nas ruas, na manhã de sexta-feira (28), 80 policiais militares que fazem parte da Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam), que estão dando apoio ao policiamento de área no combate aos assaltos a ônibus, sequestros relâmpagos, saidinhas bancárias e na diminuição de homicídios na região metropolitana.
A Rotam está integrada ao período de Carnaval de São Luís, junto ao esquema de segurança que colocou nas ruas 2.332 policiais durante os dias de folia. De acordo com o tenente-coronel Marco Antônio Alves, comandante do Policiamento Metropolitano, são pelo menos 600 policiais nas ruas todos os dias. O efetivo é duas vezes maior que o utilizado ano passado, o que se deve, em muito, aos novos soldados que foram incorporados dia 20 ao efetivo da PM no Maranhão.
A maioria dos policiais está atuando nos três principais circuitos de folia: Praça Deodoro, Rua do Passeio-Madre Deus e Passarela do Samba. Sendo que, na Deodoro, está montado o posto de comando da PM. Para ajudar no monitoramento da multidão, foram instaladas seis torres de observação, em pontos estratégicos, cada uma comporta um policial militar e um homem do Corpo de Bombeiros. Além disso, todo o trajeto da Praça Deodoro até a Madre Deus está sendo acompanhado de perto por policiais a pé e diversas barreiras montadas para a realização de revistas e orientação aos foliões. No Reviver, homens da Companhia de Policiamento Turístico realizam rondas constantes.
Nos bairros, além das viaturas, o trabalho nas regiões está sendo feito com o deslocamento de automóveis e vans, com grupos de oito a 10 policiais realizando incursões, e a Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRV) está montando barreiras nos principais corredores da cidade.
Saiba Mais
- Senado vai avaliar criação de cadastro de foragidos do sistema prisional
- PEC da Segurança Pública será votada em comissão nesta semana
- Maranhão é único estado da Amazônia Legal com alta taxa de mortes violentas intencionais em 2024
- Câmara pode votar projetos sobre segurança pública
- Estados do Nordeste apoiam propostas de segurança do governo federal
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.