SÃO LUÍS - Conseguir um emprego nem sempre é tarefa fácil. Além de ter as qualificações exigidas pelo mercado, o candidato deve saber elaborar um excelente currículo que chame e atenção da empresa, ao ponto de ser chamado para uma entrevista. Especialistas afirmam que, o currículo profissional deve causar boa impressão antes mesmo de o candidato ser entrevistado pessoalmente.
É importante ficar atento ao fato de que, por meio do currículo, o recrutador poderá decidir, em poucos minutos, se o profissional possui as características desejadas ou não.
Para ajudar você a elaborar um bom currículo, vamos apresentar algumas dicas indispensáveis.
Coloque apenas informações básicas
É mais do que confirmado que não adianta entregar currículos extensos, mas carentes de dados objetivos. Uma ou duas páginas é suficiente. Nunca coloque dados de documentos como CPF e RG.
Além de um documento bem escrito, é preciso garantir a apresentação com informações concisas e fáceis de serem analisadas. Pois, segundo especialistas, um consultor analisa uma média de 200 currículos por dia, portanto, não tem tempo de ler uma biografia não é mesmo?
Clareza de objetivos
O profissional precisa deixar bem claro o que sabe e quer fazer. Diga qual é seu objetivo profissional. Sempre quando for escrever isso se questione: "Para qual função estou qualificado e desejo trabalhar?". Sempre deixe claro as habilidades que você tem e não as que você gostaria de ter.
Coerência
Tenha coerência nas informações prestadas. Além de ter certeza de que tem experiência e formação necessárias para exercer determinada função. Jamais coloque informações falsas, isso poderá trazer consequências indesejadas.
Escrita correta
Tenha muito cuidado com os erros de português. É importante revisar o currículo várias vezes para eliminar erros.
Facilidade de ser encontrado
Deixe contatos corretos para que seja facilmente encontrado. Quanto mais opções o profissional tiver para ser encontrado, melhor.
Além de entregar o currículo impresso em determinada empresa, o candidato pode deixar no site pessoal, redes sociais e sites de emprego, um currículo bem completo para que recrutadores com diferentes demandas possam buscá-lo.
Primeiro emprego
Para quem está em busca do seu primeiro emprego, geralmente se preocupa em como preencher o currículo. O ideal é destacar seus pontos fortes. O candidato pode destacar sua formação acadêmica, conhecimento em idiomas ou informática e atividades voluntárias. É preciso exercitar o autoconhecimento para descobrir suas habilidades.
Pessoas com experiência
Quem já tem experiência pode colocar suas qualificações e os locais em que trabalhou logo no início do documento. Cite os resultados positivos que você trouxe para as empresas que trabalhou. Mostre para o empregador por que seria um diferencial te contratar.
Modelo de currículo para quem já tem experiência.
Modelo de currículo para quem nunca trabalhou.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.