Turismo

Ministro: "SL terá um apoio muito forte do governo federal"

Em entrevista ao programa "Bom Dia Ministro", Gastão Vieira falou sobre o Pronatec, entre outros assuntos.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

SÃO LUÍS - Em entrevista ao programa "Bom Dia Ministro", na manhã desta quarta-feira (29), o ministro do Turismo, Gastão Vieira, comentou sobre vários assuntos, entre eles sobre o programa de qualificação profissional para Copa do Mundo (Pronatec), o Plano Nacional do Turismo e o crescimento do turismo no Brasil, além de expor algumas medidas que serão tomadas em várias cidades brasileiras, como São Luís, por exemplo.

Sobre o Pronatec, o ministro expõs que a meta é formar 240 mil pessoas, entre brasileiros e brasileiras. "A ideia é de que as pessoas participem dos eventos, fazendo seu treinamento no Pronatec Empresa, com cursos presenciais, onde oferecemos línguas como inglês, espanhol, francês e libra", afirmou o ministro. Para ele, o treinamento pontual exigirá que o profissional treinado tenha o mínimo de dialogo para receber bem o turista. "Temos que combinar os programas com ofertas de hotéis baratos, passagens de aéreas baratas", acrescentou Gastão Vieira quando questionado sobre o alto preço cobrado em vários hotéis pelo Brasil.

De acordo com o ministro, a preocupação com a Copa do Mundo de 2014 reside, também, nos próprios brasileiros. "[A recepção] têm de nascer da [própria] pessoa. Na compreensão. Temos que tratar o turista como nosso melhor cliente. Temos de ser o embaixador nacional de cada turista. Assim ele gosta, fala bem e retorna", ponderou Gastão Vieira.

O ministro ressaltou, também, a necessidade do turista em explorar melhor vários destinos brasileiros, como o litoral. "Cito o exemplo do Canadá, aonde um milhão de canadenses vão para Havana. Esses mesmos canadenses poderiam passar dias no litoral brasileiro", afirmou.

Continua após a publicidade..

Sobre São Luís, Gastão Vieira afirmou que há uma grande expectativa para o Estado, sobretudo no que está relacionado aos programas PAC nas cidades históricas. "A presidenta Dilma vai anunciar o programa e temos a certeza de que tanto o Ministério do Turismo quanto o Ministério da Cultura, interverão na recuperação de prédios históricos. (...) São Luís terá um apoio muito forte do governo federal", concluiu o ministro.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.