Alcântara

Washington Luiz reafirma apoio do governo à Festa do Divino

A festa começa no dia 8 de maio e movimentará a cidade de Alcântara durante os 15 dias do festejo.

Atualizada em 27/03/2022 às 12h10

SÃO LUÍS - O governador em exercício, Washington Luiz, acompanhado dos secretários de Estado de Turismo, Jura Filho, e de Cultura, Olga Simão, recebeu o prefeito de Alcântara, Domingos Araken Santana, na tarde desta sexta-feira (22), no Palácio dos Leões. O tema do encontro foi o apoio do governo do Estado na realização da Festa do Divino Espírito Santo que, este ano, será iniciada no dia 8 de maio.

Washington Luiz falou da parceria e da importância da festa no cenário cultural do Brasil. “A reunião foi importante para observarmos o interesse do prefeito em promover o desenvolvimento de Alcântara. A cidade também realiza a tradicional Festa do Divino, que é de grande relevância para a cultura popular”, ressaltou o governador em exercício.

O prefeito Domingos Araken afirmou que o município recebe apoio e projetos dos governos federal e estadual. “Este ano, além do governo do Estado que sempre apoia a festa, teremos a parceria do Ministério do Turismo. A festa começa no dia 8 de maio e movimentará a cidade de Alcântara durante os 15 dias do festejo”.

“Todos os anos o governo do Estado tem apoiado a realização da festa, com a contratação de atrações culturais, bandas de música e altares. Esse apoio é fundamental para a manutenção e o cultivo do festejo”, destacou a secretária de Cultura, Olga Simão.

O secretário de Turismo, Jura Filho, ressaltou que a festa faz parte do calendário religioso do Maranhão. “A Festa do Divino de Alcântara faz parte do turismo religioso do estado. Ela é diferente de todas as outras festas do país, pois mescla o divino com a história, fazendo alusão à viagem do imperador à cidade”.

Festa do Divino

A Festa do Divino é uma das manifestações culturais e religiosas mais ricas e tradicionais do Maranhão. Há indícios de que essa tradição teria chegado com a colonização açoriana, no século XVII.

Realizada tradicionalmente, no mês de maio, no município turístico de Alcântara, distante 30 km de São Luís (por via marítima), a festa mistura lendas, história e religiosidade.

Durante quase duas semanas, são realizados diversos rituais, como procissões, levantamento do mastro, louvores, banquetes e missas. A organização desses eventos é de responsabilidade de um grupo chamado de corte do Império, formado por adultos, que são representados nos altares festivos e procissões por crianças, nas funções de Imperador ou Imperatriz (a cada ano um deles se reveza no papel principal), mordomos-régios, mestre-sala e vassalos.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.