Encontro

Em Brasília, governadora fala sobre pagamento de dívida do Estado

Roseana defendeu que é preciso criar um mecanismo de compensação das perdas.

Atualizada em 27/03/2022 às 12h11

BRASÍLIA - A governadora Roseana Sarney continuou sua agenda de compromissos em Brasília, nesta sexta-feira (1º). A chefe do Executivo Estadual teve reuniões com o chefe de Gabinete da Presidência da República, Giles Azevedo; e com a ministra chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, dois dos mais próximos auxiliares da presidenta da República, Dilma Rousseff.

No encontro com o chefe de Gabinete, Roseana Sarney tratou sobre o andamento dos procedimentos para o pagamento da dívida do Maranhão com a União. A governadora destacou que é necessária a melhoria das condições de pagamento, já que o Maranhão é um dos Estados com maior equilíbrio fiscal e financeiro na atualidade. Relatou que, com a quitação do débito, haverá recursos para que possam ser realizados mais investimentos do governo estadual.

Roseana Sarney defendeu que é preciso ser criado um mecanismo de compensação das perdas dos Estados e municípios com a queda na arrecadação de tributos, a exemplo do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), cuja redução acarretou queda no valor do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e dos Municípios (FPM).

“Os recursos que recebemos do governo federal são aplicados em ações e projetos realizados por meio de parceria. Claro que uma queda será sempre sentida. E os Estados e municípios também estão sofrendo com outros fatores, como é o caso da crise financeira mundial”, declarou a governadora. De acordo com a governadora, Giles Azevedo, que há mais de 20 anos trabalha com a presidenta Dilma, se comprometeu a adiantar os procedimentos iniciados desde que a governadora esteve com Dilma Rousseff, no mês passado.

Na reunião com a ministra chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, Roseana Sarney tratou sobre o reforço de parcerias institucionais com o Maranhão. Também reforçaram o fortalecimento da aliança entre o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e o Partido dos Trabalhadores (PT).

Conversaram, ainda, sobre os preparativos para a Convenção Nacional do PMDB, que ocorrerá neste sábado (2), no Auditório do Centro Empresarial Brasil 21, em Brasília. “Integro o PMDB e estarei presente no encontro, que reúne os maiores nomes do partido e acaba por ser norteador dos caminhos a serem trilhados nos próximos anos pela legenda. Vamos debater temas essenciais e definir nossas lideranças”, declarou Roseana Sarney.

As informações são do governo do Estado.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.