Homenagem

Projeto em homenagem a Gonçalves Dias recebe propostas até o dia 30

Podem participar escritores, poetas, pesquisadores, professores e estudantes.

Divulgação/UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 12h15

SÃO LUÍS - Uma coleção de poesias para Gonçalves Dias: essa é a proposta da Confreira Dilercy Aragão Adler, que organiza um Projeto em homenagem a Gonçalves Dias, apresentada dentro do Ciclo de Estudos/Debates sobre a Formação do Maranhão e Fundação de São Luís. A proposta é de que poetas locais e de várias partes do mundo prestem homenagens escrevendo poesias para Gonçalves Dias, além de trabalhos de pesquisa histórica sobre sua vida e obra. A participação é aberta a escritores, poetas, pesquisadores, professores e estudantes universitários, do ensino médio e do ensino fundamental.

O objetivo é publicar um livro com “Mil Poemas para Gonçalves Dias” e outro livro com Trabalhos Acadêmicos apresentados sobre a vida e obra do poeta. As obras serão lançadas no dia de seu aniversário de nascimento – no dia 10 de agosto - em 2012 e em 2013, quando completa 189 anos e 190 anos, respectivamente, integrando a comemoração dos 400 anos de fundação da cidade de São Luís. Essa homenagem a Gonçalves Dias incluirá também uma série de eventos em São Luís e Caxias, em que estarão envolvidas todas as vertentes da arte, de modo que músicos, atores, dançarinos, artistas plásticos e artesãos, com produções e produtos temáticos, tenham como inspiração a figura do poeta.

Entre as atividades envolvidas estão a organização e lançamento da Antologia “Mil Poemas para Gonçalves Dias”; a convocação aos ocupantes das cadeiras patroneadas por Gonçalves Dias em todas as Academias, Associações e similares, existentes em todo o território nacional; a elaboração de concursos com estudantes dos cursos de Letras das Universidades e Faculdades de São Luís e Caxias, assim como das escolas de Ensino Fundamental e Médio, principalmente aquelas que tem o nome de Gonçalves Dias. Para tal serão realizadas palestras e distribuição de folders sobre o autor em escolas, para sensibilização à criação de poesias em homenagem a Gonçalves Dias; elaboração e apresentação de pesquisas acerca da vida e obra do autor; convocação de artistas plásticos, cênicos, músicos para criarem obras inspiradas no período vivido por Gonçalves Dias; apresentação de concertos e shows com temas de obras do poeta.

Normas dos Trabalhos

Antologia “Mil Poemas para Gonçalves Dias”

Cada participante poderá apresentar até cinco (cinco) poemas homenageando Gonçalves Dias. Formato A4, times New Roman, tamanho 12, espaço 1,0. O autor deverá enviar adjunto currículo literário resumido, de no máximo seis linhas, em que conste data de nascimento, cidade e país de origem; com foto atualizada. A aceitação se dará na ordem de recebimento da(s) obra(s), até se completarem mil poemas. Um mesmo autor poderá mandar uma poesia, caso queira enviar outra obra posteriormente, dentro do limite de cinco por autor, indicando a referência ao envio anterior. As poesias devem ser enviadas para o email: dilercy@hotmail.com.

Estudos e Pesquisas

Cada autor ou coautor poderá enviar até dois textos com o máximo de 20 páginas, formato A4, Times New Roman, tamanho 12, espaço 1, incluindo bibliografia e fotos. Ao enviar sua obra, deverá vir acompanhada pequena biografia, junto à respectiva bibliografia produzida, uma foto atualizada, e o motivo de participar da antologia; além cidade e país de origem. A publicação se dará na ordem de recebimento da(s) obra(s). Os trabalhos devem ser enviados para o email: vazleopoldo@hotmail.com.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.