No Dia da Advocacia

OAB-MA reconhece Gonçalves Dias como advogado

A atividade ocorreu no plenário da OAB/MA, em São Luís, e integra mais uma ação em comemoração ao mês do Advogado que acontece ao longo de agosto.

Ipolítica com OAB-MA

Atualizada em 11/08/2023 às 17h08
A atividade ocorreu na OAB/MA, em São Luís. (Reprodução)

SÃO LUÍS- Em uma solenidade com representantes da Advocacia, do sistema de Justiça e das academias de Literatura do Maranhão, o poeta, jornalista, trovador e escritor Gonçalves Dias foi reconhecido como advogado militante pela Seccional Maranhense da OAB/MA. A atividade ocorreu no plenário da OAB/MA, em São Luís, e integra mais uma ação em comemoração ao mês do Advogado que acontece ao longo de agosto.

“Para a advocacia Gonçalves Dias é uma inspiração como pessoa e como profissional pelas causas defendidas e como de maneira tão sensível e poética conduziu os desafios que teve que enfrentar”, afirmou o presidente Kaio Saraiva. Para a presidente da Subseção de Caxias, Amanda Glauca, receber da OAB/MA o reconhecimento de Gonçalves Dias como advogado caxiense foi um enorme orgulho e satisfação”, afirmou.

A OAB/MA fez o reconhecimento oficial do maior romancista brasileiro como advogado. Documentos, que comprovam a atuação do também escritor e jornalista como advogado foram encontrados no arquivo do Tribunal de Justiça do Maranhão e entregues para o acervo da Fundação da Biblioteca Nacional e também para a OAB/MA pelo coordenador de Arquivo e Gestão Documental do TJMA, Christofferson Melo.

Presentes na solenidade de reconhecimento de Gonçalves Dias como advogado militante estavam: a diretoria da OAB/MA; a vice, Tatiana Costa, que leu o Ato de Reconhecimento de Gonçalves Dias como advogado pela OAB/MA; o secretário-geral, Gustavo Mamede; o Conselheiro Federal, Daniel Blume; os presidentes vitalícios: José Antonio Almeida, Raimundo Marques, Mário Macieira, Thiago Diaz (também Conselheiro Federal da OAB); os Conselheiros Seccionais Marinel Dutra, Ana Saraiva, Isabel Clarck entre outros e presidentes de Comissões, Carolina Caetano, Marcela Tavares, Luiz Claudio Frazão, entre outros. O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Ivaldo Praddo também prestigiou a homenagem ao poeta maranhense.

O procurador-geral do Município de São Luís, Bruno Duailibe, participou do evento representando o prefeito Eduardo Braide (PSD), tendo, inclusive, sido chamado para o ato de hasteamento das bandeiras.

Academias presentes

Representantes das Academias Maranhenses de Literatura estiveram presentes na solenidade de reconhecimento da OAB/MA. Entre elas: a Academia Maranhense de Letras com Daniel Blume, e Maranhense de Trovas com Márcia Reis. Para o advogado e integrante da Academia Maranhense de Letras, Daniel Blume, “Gonçalves Dias representa a classe advocacia pelo comprometimento com a profissão, que começou desde cedo ainda na Universidade de Coimbra, e em todas as outras áreas por onde passou”, afirmou. Estiveram presentes também o presidente do Centro de Estudos Constitucionais e Gestão Pública, Sérgio Tammer, e o Procurador Geral de Justiça do Maranhão, Eduardo Nicolau.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.