São Luís

Comunidade Coqueiro recebe 'Livro na Praça dos 400 anos'

Atividades vão ser das 8h às 12h, e tem como tema 'São Luís: Ilha Encantada de Histórias'.

Atualizada em 27/03/2022 às 12h17

SÃO LUÍS - Crianças da comunidade de Coqueiro, na zona rural de São Luís, terão uma manhã festiva e de muito aprendizado no sábado (22) com a animada trupe do projeto Livro na Praça, promovido Secretaria de Estado de Cultura (Secma), em parceria com bibliotecas comunitárias, e apoio da Biblioteca Pública Benedito Leite, Sociedade de Amigos das Bibliotecas Públicas (SAB/MA) e do Consórcio Alumínio do Maranhão (Alumar).

A programação em homenagem aos 400 anos da cidade de São Luís, vem acontecendo em comunidades do interior da Ilha de São Luís, sempre no horário das 8h às 12h, tem como tema São Luís: Ilha Encantada de Histórias, acontecerá na Biblioteca "José Chagas", da União de Moradores de Coqueiro.

A criançada terá, na manhã de sábado, atividades coordenadas por arte-educadores, bibliotecários e técnicos em leitura. Na programação exposição de livros, oficina de criatividade com atividades de desenho, pintura e colagem, concurso de histórias criadas pelas crianças com a temática "São Luís", com premiação aos vencedores de cada comunidade, jogos literários e apresentação do espetáculo de teatro "Era uma vez... Uma história que todo mundo conta", com o grupo teatral Silvana Cartágenes e elenco de bonecos.

Realizado desde o ano de 1988, o Livro na Praça é um projeto que estimula a leitura, tendo, ao longo desses 24 anos, atuado em dezenas de praças do centro e dos bairros de São Luís, em escolas comunitárias e públicas e Uniões de Moradores.

"O projeto Livro na Praça, além de estimular a leitura, desenvolve atividades visando contribuir para a formação de leitores, condição essencial para o exercício da cidadania. Por conta disso, foi vencedor do Prêmio "Os Melhores Programas de Leitura para Crianças e Jovens do Brasil", conferido pela Fundação Biblioteca Nacional e Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ", destacou diretora da BPBL e coordenadora do Projeto Rosa Maria Ferreira Lima.

Cerca de 150 mil crianças e jovens carentes já foram contemplados com o projeto, participando sistematicamente das ações desenvolvidas como: exposição de livros, Hora do Conto, oficinas de criatividade, espetáculos de teatro, cantigas de roda e várias outras atividades.

As informações são da Secom do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.