SÃO LUÍS - O Projeto Livro na Praça desenvolverá atividades no sábado (6), na União de Moradores de Coqueiro, localizada na zona rural de São Luís. O horário é das 8h às 12h.
A temática principal das atividades é o folclore maranhense, em comemoração ao Dia Internacional do Folclore (celebrado no dia 22 de agosto).
O Livro na Praça é uma promoção da Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Biblioteca Benedito Leite, em parceria com a Sociedade de Amigos das Bibliotecas Públicas do Maranhão e com apoio da Alumar.
As comunidades contempladas pelo projeto recebem kits de livros para compor uma biblioteca.
Em Coqueiro, haverá ainda uma palestra sobre “A importância da leitura e da biblioteca na formação de leitores”, voltada para pais, professores e lideranças, a ser proferida pela bibliotecária Rosa Maria Ferreira Lima, diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite e coordenadora do Projeto.
A trupe do Livro na Praça leva às comunidades o Carro Biblioteca e toda uma equipe de técnicos, bibliotecários e agentes de leitura.
As atividades vão enfocar a temática do folclore dando oportunidade às crianças de vivenciar as festas e seus personagens.
Estudantes do ensino fundamental das escolas comunitárias também desenvolverão atividades dentro da programação.
O roteiro destaca Hora do Conto, oficinas de criatividades, dramatização, oficina de criação literária, bingo literário, jogos, exposição e manuseio de livros, com acervo de 1.000 volumes colocados à disposição no Carro Biblioteca, vídeokê, oficinas de atividades e performance das manifestações da cultura popular com a atriz e arte educadora Silvana Cartágenes.No dia 13, o projeto será levado à comunidade de Rio Grande, no Centro Comunitário de Rio Grande, também das 8h às 12h.
Além disso, de 22 a 26 de agosto, das 8h às 12h, na Escola Mário Meireles (em Pedrinhas), será realizado o curso Organização e Dinamização de Bibliotecas e Espaços de Leitura. O público-alvo são professores, técnicos em bibliotecas e arte educadores.
O objetivo é orientar, com noções básicas, sobre como organizar as bibliotecas comunitárias implantadas a partir do Projeto, além de orientar sobre a dinamização das mesmas nas comunidades.
Livro na Praça
Criado em 1988, o Livro na Praça tem percorrido vários bairros de São Luís e interior da ilha, com objetivo de despertar no público infantil e juvenil o interesse pelas tradições culturais maranhenses e incentivar o gosto pela leitura. Esse trabalho é feito por meio de exposições de livros, concursos de histórias sobre a temática em questão, como a junina, que acontece este mês.
“Agora, temos como meta incentivar as crianças a participarem das atividades oficineiras que serão usadas por elas mesmas no final das oficinas”, informou Rosa Maria Ferreira Lima, diretora da Biblioteca Pública e responsável pela realização do Projeto Livro na Praça.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.