Para habilitar agentes multiplicadores na construção dos referenciais curriculares da educação básica, com o objetivo de melhorar os índices da educação maranhense foi aberta, nesta quarta-feira (19), a capacitação temática "Práticas Pedagógicas e Avaliação (AT2)". Promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), a ação integra o projeto Educação e Desenvolvimento do Maranhão (EDU).
A capacitação, que será encerrada nesta quinta-feira (20), no auditório de recursos humanos da Seduc, é ministrada pela consultora do Pnud, Sinara Sant'Anna Celistre. Ela explica que a capacitação visa formar multiplicadores na construção dos referenciais curriculares da educação básica para levar os conhecimentos para as escolas da rede estadual de ensino, ajudando na formação de outros profissionais de educação.
Disse ainda que serão qualificados técnicos da secretaria e gestores escolares no processo de implantação dos referenciais curriculares da educação básica e no processo de acompanhamento e monitoramento das práticas pedagógicas na rede estadual de ensino.
Neste módulo da capacitação são abordados assuntos com foco na trajetória teórica e prática do currículo, finalizando com as discussões sobre a trajetória para construção do currículo e padrões básicos de aprendizagem.
O evento é parte das ações previstas na área temática de práticas pedagógicas do projeto EDU, cujo plano de ação contempla a reformulação do referencial curricular da educação básica em todas as suas etapas e modalidades.
O projeto EDU é fruto da assinatura do acordo de cooperação técnica firmado entre o governo do Estado e o Pnud, com o objetivo de elaborar propostas focadas na resolução de problemas da educação estadual e consequente reversão dos indicadores educacionais do Maranhão.
Na primeira fase do projeto, foi feito um diagnóstico da realidade educacional do Estado e identificação das prioridades, que foram as bases para a elaboração de metas (de curto e médio prazo) e respectivos planos de ação correspondentes ao alcance dessas metas. Elas foram organizadas em três áreas temáticas, consideradas estratégicas: gestão educacional, práticas pedagógicas e infraestrutura.
O projeto tem sido construído coletivamente há mais de um ano, por técnicos da Seduc e, atualmente, está na segunda fase, que se refere à execução dos planos de ação, com maior envolvimento das lideranças institucionais, em face do cumprimento das metas.
Para Sinara Sant'Anna, o acordo de cooperação técnica Seduc-Mec-Pnud vem registrando avanços significativos, principalmente, na fase de implantação e execução, com a realização de algumas ações previstas no projeto, para melhorar os índices de avaliação das práticas pedagógicas no Estado.
A consultora do Pnud avalia que o Maranhão avançou de forma expressiva e os técnicos envolvidos hoje, trabalham com realidade educacional do Estado, conhecendo as necessidades e demandas identificadas no diagnóstico, a fim de construir propostas para solucionar as demandas e os problemas considerados cruciais para a melhoria da qualidade da educação maranhense.
Saiba Mais
- Maranhão pactuou 41,8 mil matrículas de tempo integral
- Profissionais da educação básica podem receber mais de R$ 3 mil por 40 horas de trabalho semanais
- Aplicação de provas para educação básica termina nesta sexta-feira
- Começam as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica
- Pesquisa internacional mostra avanço na Educação Básica brasileira
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.