BRASIL - A aplicação dos testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023 termina nesta sexta-feira (17). Estima-se a participação de mais de 8,4 milhões de alunos de 190.160 escolas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação é responsável pelo exame.
Nos 2º, 5º e 9º anos, os estudantes respondem questões de língua portuguesa e matemática. Uma parte dos alunos do 9º ano também faz testes de ciências humanas e da natureza. No ensino médio, são aplicados exames de língua portuguesa e matemática para estudantes das 3ª e 4ª séries. As provas são aplicadas na rede pública e algumas escolas particulares.
As avaliações servem para mostrar o desempenho dos estudantes nas disciplinas conforme cada etapa do ensino.
Questionários
Diretores de escolas, secretários de educação, professores e alunos também têm até amanhã para responder aos questionários.
Continua após a publicidade..
Nos questionários, são abordados temas como atendimento escolar, aprendizagem, currículo, contratação de profissionais, atividades desenvolvidas, estrutura das unidades de educação, condições de trabalho, violência no ambiente escolar.
Os diretores, secretários e professores devem responder aos questionários eletrônicos, por meio de links. Os alunos respondem aos questionários impressos, entregues junto com os testes.
Este ano, é a primeira vez, que os professores das turmas avaliadas irão responder ao questionário eletrônico.
Saeb
O Saeb é realizado desde 1990, como forma de avaliar a educação básica e trazer subsídios para formulação de políticas públicas.
Os dados da avaliação permitem entender os níveis de aprendizagem dos alunos, as condições de acesso à escola e de permanência.
Saiba Mais
- Profissionais da educação básica podem receber mais de R$ 3 mil por 40 horas de trabalho semanais
- Começam as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica
- Pesquisa internacional mostra avanço na Educação Básica brasileira
- Sancionada lei que garante bolsas para docentes da educação básica
- Governo terá que fornecer uniforme escolar na educação básica pública
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias