Construção civil

Pelo menos 300 operários foram vítimas de acidente em 2011

Segundo dados do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, nove operários morreram.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h35

SÃO LUÍS – Aproximadamente 300 operários da construção civil em São Luís já foram vítimas de acidentes de trabalho este ano. O mais recente foi ontem (5). Um trabalhador morreu e seis ficaram feridos na queda de um elevador em uma obra no bairro Renascença.

O elevador despencou do terceiro andar com sete operários. Seis estão gravemente feridos e internados no hospital Socorrão II. Um morreu logo após a queda do elevador de uma altura de 15 metros. Hoje (6) pela manhã, a obra estava parada. Somente a presença dos fiscais do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil. Eles informaram que esta obra já havia sido interditada por cinco meses devido a falhas na segurança dos trabalhadores e apontaram outras irregularidades. A bandeja de proteção usada para amenizar o impacto na queda de materiais está toda furada.

De acordo com o sindicato é muito difícil encontrar uma obra assim de prédios que atenda as regras de segurança estipuladas pelo ministério do trabalho. E isso resulta em acidentes. Somente este ano, aproximadamente 300 trabalhadores da construção civil sofreram acidente no exercício da função. Nove morreram.

As obras no setor da construção civil aumentam a cada dia em São Luís. Aumentam, também, o número de trabalhadores: em 2007, eram cerca de 120 mil operários, este ano o sindicato contabiliza mais de 200 mil trabalhadores. Muitos enfrentam a falta de segurança no trabalho.

Nas obras é comum observar operários sem capacetes, sem cinto de segurança, sem luvas e até sem camisa. Redes de proteção rasgadas. Para Antônio Vilson, conselheiro do Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia (Crea), os itens de segurança devem ser exigidos por trabalhadores e construtores.

Por telefone, o advogado da construtora Carrel Engenharia, Gustavo Rocha, disse, à produção da TV Mirante, que todos os equipamentos de segurança no edifício em construção, onde aconteceu o acidente de ontem, passaram recentemente por inspeção da Delegacia Regional do Trabalho (DRT), incluindo os elevadores. A empresa, também, informou que está prestando toda a assistência aos operários e que já solicitou uma perícia no elevador acidentado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.