Direitos Humanos

Comissão de Direitos Humanos vai apurar atos de violência em terminal

Ontem, um protesto de passageiros no Terminal de Integração do São Cristóvão acabou em confusão.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h41

SÃO LUÍS - Um protesto de passageiros no Terminal de Integração do São Cristóvão acabou em confusão entre os manifestantes e a Guarda Municipal de São Luís ontem (22).

Veja, ao lado, na reportagem de Douglas Pinto, João Pinheiro e Zacheu Júnior.

No Dia Nacional de Combate à Tortura, cenas de violência. O tumulto aconteceu no Terminal de Integração do São Cristóvão. Usuários protestavam contra a precariedade do serviço de transporte coletivo. Bloquearam a saída dos ônibus e interditaram a avenida. A confusão aumentou depois que a guarda municipal e a polícia tentaram por fim ao protesto. O protesto que começou nas primeiras horas da manhã só terminou por volta de 14h, quando os ônibus começaram a circular.

Antes do fim do protesto, no início da tarde, o estudante Jordean Coelho gravou, no celular, como os policiais e guardas municipais agiram para controlar a confusão. Os guardas agridem e arrastam um rapaz. Os agentes estão armados. Um deles, quase deixa o porta-revólver cair. Depois, são os policiais militares que agem contra um outro jovem caído no chão.

Em outra imagem, uma senhora é empurrada. Depois começa a sequência de agressões. A mulher é puxada a força pelos guardas municipais. É, mais uma vez, empurrada. Os agentes tentam forçá-la a entrar na mala do carro da Guarda Municipal. Em seguida, os guardas e os PMs tentam impedir o estudante de filmar as agressões. Depois, a senhora aparece caída ao lado do carro. Os policiais militares presenciam tudo, mas nada fazem para evitar a violência.

Representantes da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa estiveram no local após o tumulto. A comissão ainda vai se reunir para analisar as imagens. Vai cobrar providências da prefeitura e responsabilizar os agentes públicos envolvidos nos atos de violência no terminal.

A Polícia Militar informou que foi chamada para conter os manifestantes e liberar a via. A Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania afirmou que a Guarda Municipal apenas usou a técnica regular da força para conter o protesto.

Sobre as reivindicações, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) disse que já foram tomadas medidas para melhorar o funcionamento do Terminal de Integração do São Cristóvão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.