SÃO LUÍS - A secretária Municipal de Educação, Sueli Tonial, participa de audiência pública, marcada para às 10h da manhã desta quarta-feira (19), no plenário da Câmara Municipal de São Luís. A audiência pública foi solicitada por meio de uma proposição da vereadora Rose Sales (PCdoB).
A secretária terá que explicar do impasse envolvendo a Unidade de Ensino Básico Miguel Lins, no bairro da Alemanha. A escola está com a estrutura física ameaçada. A Prefeitura de São Luís anunciou uma reforma no prédio cujo prazo para conclusão é de 90 dias. Os alunos estão sendo prejudicados diante do problema. Na pauta da audiência pública, a secretária terá que esclarecer sobre a situação dos professores contratados no município, da greve e reivindicação de reajuste salarial e do Plano de Cargos, Carreiras e Salários.
Em greve
Os professores da rede pública municipal de ensino fazem greve por tempo indeterminado a partir desta quarta-feira (19). Eles cobram da prefeitura aumento salarial de 27,5%, além de outros 14 itens, entre os quais escolha direta para diretores de escolas, ampliação da rede de ensino e flexibilização do uso do auxílio-transporte.
Com a paralisação dos 6 mil docentes que integram a rede municipal de ensino, aproximadamente 119 mil alunos da educação básica e ensino fundamental devem ficar sem aulas.
Cerca de mil professores estão concentrados, nesta manhã, em frente à Biblioteca Benedito Leite, na Praça Deodoro. Como forma de protesto, eles devem se dirigir em caminhada até a Câmara de Vereadores de São Luís para assistir à audiência pública com a secretária Sueli Tonial e cobrar dos parlamentares municipais apoio à mobilização da categoria.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.