Projeto de lei

Projeto concede imunidade a integrantes de conselho tutelar

AgĂȘncia Brasil

Atualizada em 27/03/2022 Ă s 13h03

BRASÍLIA - A CĂąmara analisa o Projeto de Lei 5523/09, do deputado MĂĄrcio França (PSB-SP), que concede imunidade aos integrantes de Conselhos Tutelares da Criança e Adolescente por suas opiniĂ”es, palavras e votos.

De acordo com o autor, como os conselhos sĂŁo colegiados onde Ă© comum a divergĂȘncia e coexistĂȘncia de opiniĂ”es, seus integrantes, para poder executar sua tarefa, devem ter garantias.

A proposta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei 8069/90). A lei determina que todos os municípios devem ter conselho municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e conselho tutelar, além de outros programas destinados a assegurar os direitos dessa parcela da população.

Aplicação do ECA

Os conselhos tutelares devem decidir que denĂșncias serĂŁo consideradas como infração Ă s normas de proteção Ă  criança e ao adolescente e que medidas serĂŁo aplicadas a cada caso.

"Por se tratar de um órgão colegiado onde pairam pontos de vista e entendimentos distintos sobre cada assunto, nada mais oportuno do que tornarmos inviolåveis os conselheiros tutelares por quaisquer de suas opiniÔes, palavras e votos", argumenta França.

Tramitação

A proposta, que tramita em caråter conclusivo, serå analisada pelas comissÔes de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, que também se manifestarå quanto ao mérito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa pågina no Facebook e Youtube. Envie informaçÔes à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.