SÃO LUÍS - Abandonada há mais de um ano e responsável direta pelo lançamento de esgoto “in natura” na praia do Olho d’Água, a elevatória de esgoto do rio Pimenta está sendo totalmente recuperada pela Caema. As obras foram iniciadas no início do mês de julho e devem ser concluídas até o dia 15 de agosto, conforme cronograma elaborado pela diretoria de projetos e obras. Os serviços abrangem a contenção de erosão na margem direita do rio Pimenta, com a construção de uma barreira com sacos preenchidos com solo-cimento, além da substituição de toda a tubulação danificada e recuperação de toda a estrutura da estação, que ficou comprometida.
Em visita à obra, o diretor de projetos e obras da Caema, José Ribamar Rodrigues Fernandes, afirmou que daqui a quinze dias será possível colocar a elevatória para funcionar, com o início do bombeamento de esgoto. “Com isso, os esgotos coletados em toda essa área do Olho d’Água, inclusive dos condomínios, vão deixar de ser lançados diretamente no rio Pimenta. No momento em que a elevatória voltar a funcionar, todo esse esgoto vai ser bombeado para o emissário que passa na avenida Daniel de La Touche”, disse.
A Caema está fazendo também a recuperação da elevatória da Praça Iemanjá, na praia do Olho d’Água, com a colocação de bomba de recalque, além da reforma e ampliação de toda a rede de esgoto daquela área. A Companhia está preparando a licitação dos equipamentos de recalques de outras elevatórias que apresentam deficiência de bombeamento.
Em relação às estações de tratamento de esgoto do Jaracati e do Bacanga, o diretor voltou a lembrar que ambas estão paradas há mais de dois anos, o que provocou a deterioração da parte física e de equipamentos. O prazo para que essas estações voltem a funcionar plenamente é de 120 dias. “Dentro de pouco tempo, estaremos iniciando as obras de recuperação dessas estações. No momento, estamos fazendo um levantamento das partes mecânicas e elétricas que estão comprometidas. Quanto aos equipamentos, estamos pedindo proposta para recuperação pelos fornecedores dos mesmos”, finalizou Fernandes.
As informações são da Caema.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.