RIO DE JANEIRO - Em muitas escolas, hoje não tem aula. As férias já começaram. A criançada coloca aquele sorriso no rosto e pergunta para os pais: Para onde a gente vai? Para o Exército.
É acampamento de férias, mas com a disciplina das Forças Armadas. É como em qualquer unidade do Exército brasileiro. Todo mundo organizado, grupamentos em filas. Tem até toque de corneta.
Depois do aviso, acabou o zum-zum-zum. Crianças quietinhas, hasteamento da bandeira. Agora sim: diversão autorizada. Os batalhões da alegria são divididos por cores. Cada um com seu grito de guerra. O monitor da turminha é o coronel do Exército. A criançada se entrega à diversão: corre, pula.
No acampamento de férias do Exército esqueça a palavra “moleza”. É preciso pique para enfrentar a trilha no meio em um parque botânico em São Luís. É quando a escuridão se aproxima que eles mais se divertem. O campo de futebol do Exército num alojamento mirim. Agora as crianças viram os desbravadores da noite.
Os pais chegam trazendo travesseiros, cobertores.
“O dia a dia é um corre-corre. Sai de manhã, volta à noite. É uma maneira de ficar perto dos filhos”, diz o fisioterapeuta Weyler Lima.
Euforia entre a criançada.
“Tem uma floresta bem do lado”, grita uma menina.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.