SÃO LUÍS - São Luís foi incluída pelo Ministério da Saúde na lista das 71 cidades brasileiras em estado de alerta contra a dengue. São considerados municípios nessa situação aqueles cujo índice de infestação por Aedes aegypti é de 1% a 3,9%. O principal problema é o armazenamento inadequado de água: 92% dos focos de dengue na capital maranhense estão em tanques e cisternas mal tampados ou em recipientes nos quais não há troca semanal do líquido. Os dados foram divulgados ontem pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em Brasília.
De acordo com o Ministério da Saúde, a capital maranhense tem atualmente índice de infestação de 1,2%, ou seja, das aproximadamente 353 mil residências, pelo menos 4.236 têm foco de dengue. Apesar disso, os dados do ministério apontam uma redução de 0,2% no índice este ano, comparado ao do ano passado (1,4%).
Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) divulgados no início deste mês, os bairros com os maiores níveis de infestação pelo Aedes aegypti são: Anil, Pão de Açúcar e Novo Angelim, onde o percentual é de 2,6%. O segundo maior índice está na Cidade Olímpica: 2,4%. Na Vila Janaína, Recanto Paraíso, Residencial Orquídea, João Paulo, Ivar Saldanha e Coroadinho, o índice é 2,3%. Ainda figura na lista dos bairros com os maiores níveis de infestação pelo mosquito, o Centro, Liberdade e Diamante, cujo índice é de 2,1% das residências.
Lista
Continua após a publicidade..
Além da capital maranhense, estão na listagem Salvador (BA), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Manaus (AM), Recife (PE), Natal (RN), Belém (PA), Boa Vista (RR), Goiânia (GO), Aracaju (SE) e Maceió (AL). Somente entre as capitais São Luís é uma das com menor índice de infestação. Apenas Goiânia, Aracaju e Maceió têm índices menores que a capital maranhense. Salvador é a cidade com o maior índice de infestação: 3,4%.
O levantamento do Ministério da Saúde revelou que cinco municípios brasileiros têm índice de infecção de dengue acima dos 4%, o que representa risco iminente de surto da doença: Epitaciolândia (AC), Várzea Grande (MT), Mossoró (RN), Itabuna (BA) e Camaçari (BA). O Ministério da Saúde fez o levantamento epidemiológico em 161 cidades brasileiras.
O Estado tentou contato com a Prefeitura de São Luís para que esta se pronunciasse sobre o assunto, mas foi informado que o coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, Pedro Tavares, estava viajando e que outra pessoa não poderia repassar as informações.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.