Carnaval

Policiamento a postos no Carnaval do Lava-Pratos

Cerca de 500 policiais militares estarão nos três dias de folia em São José de Ribamar.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h25

SÃO LUÍS - A Polícia Militar (PM) vai reforçar o policiamento no Carnaval fora de época Lava-Pratos, que ocorre a partir desta sexta-feira (24) até domingo, dia 26, na cidade balneária de São José de Ribamar. Um destacamento de 500 policiais será empregado nas ações de segurança nos três dias de folia. A estimativa de público para a festa é de 150 mil pessoas.

Além de policiamento a pé, serão empregados, na estratégia de segurança, 10 carros, seis motocicletas e 10 conjuntos de cavalaria, segundo o comandante de Policiamento Metropolitano da PM, coronel Jeferson Teles. Três barreiras de abordagem serão montadas nos acessos ao circuito.

Postos de comando para condução rápida de ocorrências funcionarão em contêineres instalados no circuito. Três plataformas de observação serão erguidas para melhorar a visualização para o público.

O reforço no efetivo visa evitar a criminalidade. Um contingente maior de policiais será empregado no sábado e no domingo, dias em que deve ser registrado maior número de pessoas. "O objetivo do plano de operação especial para o Lava-Pratos é evitar ações violentas", disse o coronel Jeferson Teles.

Há quem diga que a festa do Lava-Pratos começou por causa da visita de agremiações de São Luís para agradecer ao padroeiro da cidade balneária pelo desfile no Carnaval. Outros dizem que a folia foi criada por garçons, que durante os dias de momo não podiam brincar por causa do trabalho intenso. O único consenso entre as duas partes é que os dias de festança são regados à tradição e muita animação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.