SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Estudantes fizeram exposição de maquetes que mostram os rios que temos e os rios que queremos e precisamos ter. Especialistas também alertaram para o estado em que se encontram as nossas bacias hidrográficas e sobre a importância de preservá-las.
Veja, ao lado, na reportagem de Douglas Pinto e Luciano Melo.
Esgoto, lixo, entulho. Sujeira jogada diariamente nos rios de São Luís. Sem nenhum controle de órgãos ambientais, a poluição está alcançando índices alarmantes, que ameaçam a sobrevivência dos rios. Na capital, existem 12 bacias hidrográficas, todas poluídas: o Paciência, o Anil e o Bacanga são os mais atingidos, onde a poluição já compromete mais de 60% dos rios. Segundo o Departamento de Oceoanografia e Limnologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a maior parte da sujeira se concentra nas nascentes.
Continua após a publicidade..
Na Semana Mundial do Meio Ambiente, alunos desta escola em São José de Ribamar, tiveram uma lição diferente. Fizeram uma maquete nos corredores para mostrar o quanto nossos rios estão poluídos. E que ainda é possível reverter esse quadro.
Na escola, os estudantes também fizeram móveis com garrafas PET, além de objetos de decoração, tapetes e até acessórios femininos. A matéria prima: papel, plásticos e outros itens que iriam para o lixo. Para os professores, o trabalho dos estudantes foi uma aula de conscientização e de valorização do meio ambiente.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias