PAÇO DO LUMIAR – Walker Morais Franco foi condenado a seis anos de prisão pelo assassinato de Gleudison Fontenele Maciel, ocorrido em 25 de maio de 2005, durante uma briga no Residencial Luís Fernando, em Paço do Lumiar. O julgamento foi realizado nessa quinta-feira (24), no salão do júri do Fórum de Paço do Lumiar.
A sessão foi presidida pelo juiz Humberto Alves Júnior, da 1ª Vara de Viana, designado pela Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão. Após a decisão dos jurados, que optaram pela condenação, o juiz determinou a prisão imediata de Walker, que respondia ao processo em liberdade. No entanto, o condenado não foi localizado e está foragido.
Entenda o caso
Segundo o Ministério Público, tudo começou durante o Carnaval de 2005, quando Walker, seu irmão e um adolescente foram provocados por um homem chamado Roney, que estava acompanhado da vítima. Dias depois, Gleudison e Roney encontraram o adolescente em uma festa de reggae e o agrediram. A vítima, inclusive, teria usado um facão contra o adolescente.
No dia seguinte, Walker e o adolescente foram ao Residencial Luís Fernando, onde esperaram a chegada de Gleudison. De acordo com a denúncia, a vítima apareceu com um facão e desafiou Walker a atirar. Walker, então, sacou um revólver e atirou no peito da vítima, que morreu no local.
Julgamento e sentença
Durante o julgamento, testemunhas foram ouvidas e o Conselho de Sentença decidiu condenar Walker pelo crime de homicídio simples. Os jurados entenderam que ele foi o autor do disparo e rejeitaram a possibilidade de absolvição ou diminuição da pena.
Na sentença, o juiz destacou as consequências graves do crime: a vítima era pai de duas crianças pequenas, que cresceram sem a presença e o apoio do pai. Apesar disso, o magistrado considerou a confissão do réu e o fato de ele ter menos de 20 anos na época do crime como atenuantes para fixar a pena em seis anos de prisão, em regime fechado.
A Justiça agora busca o cumprimento da pena a partir da captura do réu.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.