Mutação genética

Cientistas descobrem origem dos olhos azuis

De acordo com investigação, origem dos olhos azuis remete há 10 mil anos.

Maurício Araya / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
Origem remete há 10.000 anos. (Divulgação)

SÃO LUÍS – Eles são o desejo de grande parte das pessoas: os olhos azuis são características comuns dos europeus, presentes em 10% da população mundial. Mas por que, exatamente eles, possuem a maior proporção de indivíduos com olhos azuis?

De acordo com a investigação de pesquisadores da Universidade de Copenhague, Dinamarca, a origem dos olhos azuis remete há 10 mil anos, e é consequência da mutação genética de um único indivíduo. O gene OCA2 teria sofrido mutação na costa noroeste do Mar Negro.

Leia também: Adeus lentes? Clínica americana promete tornar olhos castanhos em azuis

A cor dos olhos depende da quantidade de melanina que traz a íris: aqueles com níveis mais altos são marrons. O gene desativa a proteína P, responsável pela melanina, o que originou o primeiro ser humano com olhos azuis.

Após o último período glacial, a característica passou a aparecer em descendentes e, consequentemente, em grande parte do território europeu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.