UCRÂNIA - O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Andrii Dechtchitsa, denunciou hoje (23) que há uma concentração de tropas russas na fronteira oriental do país. Segundo ele, aumentou o risco de uma guerra com a Rússia.
Na avaliação de Dechtchitsa, a situação é ainda “mais explosiva” do que há uma semana. Segundo ele, se as tropas russas invadirem a Ucrânia a partir das regiões orientais, será difícil impedir uma reação dos ucranianos. O ministro ucraniano ainda acrescentou que a Ucrânia não sabia o que o presidente russo, Vladimir Putin, “tinha em mente e que iria decidir".
Mesmo diante da avaliação, Dechtchitsa assegurou que Kiev irá recorrer a "todas as medidas diplomáticas e sanções econômicas e financeiras para parar os russos".
O secretário do Conselho de Segurança Nacional e de Defesa, Andrii Paroubii, que falava na Praça da Independência, em Kiev, onde vários ucranianos se reuniram em protesto, anunciou que as tropas russas estão prontas para atacar a Ucrânia "a qualquer momento".
O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, declarou que Moscou "respeita todos os acordos internacionais sobre a limitação do número de militares nas zonas fronteiriças da Ucrânia".
Saiba Mais
- Rússia confirma morte de Yevgeny Prigozhin em acidente com jato brasileiro
- Jato brasileiro sofre grave acidente e mata mercenário russo
- Governo dos EUA pede que cidadãos deixem a Rússia “imediatamente”
- Podemos abre procedimento disciplinar contra deputado Arthur do Val
- Maranhenses repudiam áudios do deputado "Mamãe falei" sobre ucranianas
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.