MATINHA – Um redemoinho assustou moradores da zona rural do município de Matinha no fim de semana. O fenômeno foi visto em uma área alagada, no povoado Itans, e atingiu uma chácara. No momento não chovia na região.
O telhado da residência ficou destruído com a passagem do redemoinho que foi registrado com câmera de celular por moradores. Não há informação de feridos.
O fenômeno visto em Matinha, tratou-se de um redemoinho de vento, também conhecido como dust devil, segundo o meteorologista no Núcleo de Geoprocessamento (NuGeo) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Hallan Cerqueira.
Continua após a publicidade..
"Os redemoinhos, que não são furacões ou tornados, se formam da mesma forma só que em uma dimensão bem menor", explica o professor Cláudio Castro do curso de Geografia da UEMA. "Existe uma área do solo que é mais aquecida que o seu entorno, e aí o ar começa a subir. Subindo, ele atrai o ar que está em volta dele, isso faz com que esse vento vá ficando circular."
Segundo o professor, o redemoinho de Matinha deve ter sido formado dessa maneira e não deve ter criado muita força.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias