MANDADOS DE PRISÃO

Seis foragidos por homicídio, tráfico e roubo são presos no Maranhão e Amazonas

Operação mirou os crimes de tráfico de drogas, roubo e homicídio, pelos quais os presos já haviam sido condenados.

Imirante.com

Atualizada em 27/01/2026 às 10h24
Das nove prisões que as forças de segurança pretendiam realizar, seis foram concluídas. (Foto: Divulgação/SSP-MA)

MARANHÃO - Seis pessoas com mandados de prisão em aberto foram capturadas durante uma operação realizada na manhã desta terça-feira (27), nos estados do Maranhão e Amazonas. A ação teve como foco o cumprimento de nove ordens judiciais contra foragidos da Justiça, a maioria deles condenados por homicídio, tráfico de drogas e roubo.

As prisões ocorreram em diferentes regiões durante a Operação Captura, executada pela Força Estadual da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão. Foram seis alvos em São Luís, um em Viana, um em Cururupu, e um em Manaus, no Amazonas.

Prisões contaram com o auxílio do serviço de inteligência das autoridades policiais. (Foto: Divulgação/SSP-MA)

Penas vão de 7 a 12 anos de prisão

Entre os presos está Elina Mendes Figueiredo, condenada por roubo a 7 anos e 6 meses de prisão, com sentença já julgada. Também foi capturada Érica Cristina Silva dos Santos, natural de Bom Jardim, localizada no Residencial Novo Renascer, na região da Cidade Olímpica. Ela foi condenada a 12 anos e 5 meses pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Ainda foram presos Francinaldo Cutrim Duarte, natural de Matinha, condenado a 12 anos por homicídio, e Carlos Henrique Alberto Costa Filho, também condenado pelo mesmo crime. Outro preso é João Paulo Bittencourt Alves, localizado em Manaus.

Operação continua na procura dos outros foragidos

Entre os alvos da operação, também estão mandados de prisão civil por falta de pagamento da pensão alimentícia. As equipes seguem atuando para localizar e prender os demais foragidos. Ao todo, nove mandados devem ser cumpridos.

Segundo a SSP, a identificação e a localização dos alvos são resultado de um trabalho integrado de inteligência, que permitiu mapear a movimentação dos condenados em diferentes municípios e até mesmo fora do estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.