SÃO LUÍS – Veja o resumo das principais notícias mostradas aqui no Imirante.com ao longo da última semana, de 26 de outubro a 1 de novembro.
Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp
Domingo (26)
Um apagão atingiu os quatro municípios da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) por volta das 20h30 deste domingo (26), deixando diversos bairros da capital maranhense e da Região Metropolitana sem energia elétrica.
Em nota oficial, a Equatorial Maranhão informou que o fornecimento de energia em alguns bairros da Grande Ilha de São Luís foi interrompido por causa de uma ocorrência registrada na subestação da Eletronorte, localizada na entrada da capital maranhense.
A Equatorial Maranhão informa ainda que equipes técnicas atuaram junto com a Eletronorte para realizar as manobras de recomposição do sistema elétrico, visando restabelecer o fornecimento de energia elétrica de forma gradual e segura.
Ainda no domingo (26)
Uma mulher identificada como Rafaela de Sousa Nunes, de 24 anos, foi assassinada a golpes de faca na madrugada deste domingo (26), no bairro Vila Fiquene, em Imperatriz, na região tocantina.
De acordo com a polícia, o crime foi cometido pelo ex-companheiro da vítima, identificado como Gilson Pereira Martins, que invadiu a casa após Rafaela retornar de uma festa. Após o ataque, ele fugiu do local, mas foi preso em flagrante no bairro Bacuri, ao ser localizado por policiais depois de pular o muro de uma escola.
A perícia encontrou fragmentos de vidro quebrado na residência, o que indica que houve luta corporal antes do crime. Rafaela foi atingida por pelo menos sete facadas.
Segunda-feira (27)
A Patrulha Maria da Penha prendeu em flagrante, nesta segunda-feira (27), um homem que fazia ameaças à ex-companheira durante o velório de Rafaela de Sousa Nunes, assassinada ontem (26) a golpes de faca pelo ex-marido no bairro Vila Fiquene, em Imperatriz, a 626 km de São Luís.
Contra o suspeito, já haviam duas medidas protetivas solicitadas por mulheres diferentes, que foram vítimas de agressões e ameaças. A mulher que recorreu à polícia novamente chegou a ser ameaçada no último sábado (25) com uma faca, em sua própria casa.
Terça-feira (28)
A escultura da serpente “Lulu”, que fica dentro da Lagoa da Jansen, em São Luís, foi retirada do local com problemas na estrutura.
Com 74 metros de comprimento, o monumento representa a lenda da serpente encantada, uma das mais antigas e populares da capital. Apesar da importância histórica, cultural e turística, a escultura está com a estrutura danificada e vem sendo deteriorada pelo tempo.
Segundo o governador do Estado, Carlos Brandão, o monumento será reformado e contará com efeitos de fogo, jatos d’água e trilha sonora sincronizada.
Quarta-feira (29)
O Poder Judiciário de São Bento condenou Nilton César Pinheiro Soares a 36 anos e três meses de prisão por homicídios e tentativas de homicídio ocorridos durante uma festa no povoado São Pedro, na zona rural do município. O julgamento foi realizado no dia 24 de outubro, sob a presidência da juíza Karen Borges.
Nilton César foi considerado culpado pelo Conselho de Sentença pelos assassinatos de:
- Edilson Sousa Amaral
- Brendo Martins Cunha
- Luzenilde Almeida Barros
E pelas tentativas de homicídio contra:
- Edney de Jesus Martins Araújo
- Nildiane Mikelle Silva Câmara
- Ana Leide Rodrigues
A pena deverá ser cumprida, inicialmente, em regime fechado. De acordo com a denúncia do Ministério Público, o crime aconteceu na noite de 12 de junho de 2022, durante uma festa no povoado São Pedro. Por volta das 21h, o acusado teria entrado armado no local e, sem motivo aparente, efetuado vários disparos contra as vítimas.
Quinta-feira (30)
Um homem foi preso na manhã desta quinta-feira (30) no bairro Itapera, em São Luís, suspeito de comercializar conteúdos de pornografia infantil em grupos do aplicativo Telegram. A ação foi conduzida pela Polícia Civil do Maranhão.
De acordo com as investigações, o suspeito administrava dezenas de grupos na plataforma e vendia pacotes de vídeos e fotos envolvendo crianças e adolescentes. Cada pacote era comercializado por valores entre R$ 70 e R$ 80, com pagamento realizado por meio de transferências via Pix.
As apurações começaram há cerca de dois meses, após uma denúncia anônima encaminhada à Delegacia de Rosário. Na ocasião, os investigadores receberam capturas de tela de conversas entre o suspeito e supostos compradores, além de imagens e vídeos compartilhados por ele. O material confirmou a suspeita de que se tratava de conteúdo sexual envolvendo crianças, algumas com idade a partir de cinco anos.
Sexta-feira (31)
Cássio Daniel, de 26 anos, foi preso suspeito dos crimes de injúria e lesão corporal praticados contra sua ex-namorada, uma influenciadora digital Keren Leão. Na tarde dessa quinta-feira (30), a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) cumpriu um mandado de prisão preventiva contra ele em Paço do Lumiar, na região metropolitana de São Luís.
O caso ganhou grande repercussão após a vítima divulgar, em suas redes sociais, que vinha sofrendo agressões há cerca de um ano, praticada pelo companheiro. Após a publicação de imagens de câmeras de segurança, a influenciadora procurou à polícia para formalizar a denúncia por violência doméstica e solicitar medidas protetivas de urgência.
De acordo com a Polícia Civil, além dos crimes de lesão corporal e injúria, o homem também é investigado por estelionato e estupro.
Sábado (1)
Uma operação da Polícia Militar resultou na apreensão de quase 50 quilos de drogas em Imperatriz, cidade localizada a 634 km de São Luís. A ação, realizada por equipes do Serviço de Inteligência da corporação, culminou na prisão de um homem e na fuga de outros dois suspeitos, que seguem sendo procurados pelas autoridades.
As drogas estavam escondidas em um veículo e em uma residência no bairro da Caema. Segundo a PM, o grupo vinha sendo monitorado há semanas por suspeita de envolvimento com o tráfico de entorpecentes na região. Durante a abordagem, foram encontrados 37 quilos de maconha, seis quilos de crack e cinco quilos e meio de cocaína.
De acordo com a investigação, os entorpecentes vieram do estado de São Paulo e seriam distribuídos em Imperatriz. A polícia acredita que a droga seria fracionada e revendida em pontos de tráfico da cidade. O trabalho de rastreamento da rota e identificação dos envolvidos foi conduzido pelo Serviço de Inteligência da corporação.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.