“Manejo da cultura do arroz”

Roça Sustentável é tema de palestras no IEMA de Santa Inês

“Manejo da Roça Sustentável da Embrapa” é o tema central de uma série de três palestras que serão ministradas pela Embrapa Maranhão.

Imirante.com, com informações da Embrapa

A “Roça Sustentável” preconiza o uso de alta tecnologia adaptada ao agricultor familiar. (Foto: Reprodução)

MARANHÃO - A Embrapa Maranhão, IEMA e o Projeto Embrapa Maranhão/Vale S.A. vão levar palestras para os estudantes do curso Técnico em Agricultura do IEMA de Santa Inês - MA nos próximos dias 17 e 18 de setembro. “Manejo da Roça Sustentável da Embrapa” é o tema central de uma série de três palestras que serão ministradas pelo analista da Embrapa Maranhão Carlos Santiago.

O sistema agrícola “Roça Sustentável”, que trata do consórcio rotacionado das culturas alimentares do arroz, feijão, milho e mandioca, é um conjunto de tecnologias para os pequenos agricultores que querem a diversificação da sua produção com sustentabilidade e alta produtividade. O sistema preconiza o uso de alta tecnologia adaptada ao agricultor familiar.

Segundo explica Santiago, a sustentabilidade do sistema está na diversificação, na rotação de culturas, no consórcio e no uso racional de insumos, que garante maiores produtividades com agregação de qualidade aos produtos colhidos no sistema, diversidade para a segurança alimentar e excedentes de produção para a família comercializar. “Além disso, é também uma maneira de proteção contra o desmatamento, por permitir o uso permanente da mesma área para produção de alimentos e evitar as queimadas, que são tão frequentes quanto poluentes”, completa.

O analista ressalta que o manejo correto dessas ferramentas permite elevar a produtividade da agricultura familiar. “Na cultura da mandioca, a produtividade sai de uma média de 8.000 kg/ha para uma média de 24.000 kg/ha. No caso do arroz, a produtividade pode ser elevada de 1.500 kg/ha para 3.500 kg/ha. No caso do milho, a elevação é de 2.000 kg/ha para 5.000 kg/ha. Isso demonstra a importância da utilização de um bom manejo e de técnicas de correção da fertilidade do solo e nutrição das plantas, densidade de semeadura e plantio corretos, para que as culturas manifestem os seus potenciais produtivos”, garante.

Outro tema das palestras é o “Manejo da cultura do arroz”. Santa Inês é uma região produtora de arroz principalmente em agricultura familiar. Para Santiago, o uso de um bom manejo da cultura do arroz, incluindo supressão de plantas daninhas, o manejo de doenças e pragas e ainda o uso de cultivares adequadas para a região pode elevar a produtividade do arroz com incremento de alta qualidade dos grãos colhidos.

A série de palestras também vai falar sobre “Transferência de Conhecimento” e como a troca de saberes acelera o crescimento pessoal e coletivo. “Essa é uma abordagem que leva uma mensagem da transferência de tecnologia por meio da comunicação e da colaboração entre as pessoas para a construção de um mundo melhor, com pessoas mais participativas e dispostas a compartilhar saberes e experiências, o que gera aprendizado e conhecimento para todos envolvidos no processo”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.