BENEFÍCIO

Maranhão Livre da Fome chega a três novos municípios

De acordo com o governo estadual, a previsão é alcançar 90 mil famílias, o que representa cerca de 430 mil pessoas em situação de extrema pobreza

Ipolítica

Atualizada em 21/07/2025 às 16h05
Programa do Governo do MA (Divulgação)

MARANHÃO - O programa Maranhão Livre da Fome foi levado neste fim de semana aos municípios de Santa Quitéria do Maranhão, Brejo e Urbano Santos. A iniciativa prevê a entrega de cartões com benefício mensal a famílias em situação de extrema pobreza, além de ações de saúde, cidadania e capacitação profissional.

Em Santa Quitéria, 1.462 famílias foram contempladas. O valor do benefício é de R$ 200 por mês, com acréscimo de R$ 50 por criança de até seis anos. O cartão é pré-pago, na função crédito, e pode ser utilizado exclusivamente para a compra de alimentos em estabelecimentos habilitados.

A identificação dos beneficiários foi feita com base em dados federais cruzados pela gestão estadual. A lista pode ser consultada no site:
 https://maranhaolivredafome.ma.gov.br/beneficiarios

De acordo com o governo estadual, a previsão é alcançar 90 mil famílias, o que representa cerca de 430 mil pessoas em situação de extrema pobreza. O programa também inclui cursos profissionalizantes, voltados à inserção no mercado de trabalho ou incentivo ao empreendedorismo.

Durante a agenda em Santa Quitéria, também foram anunciadas outras ações, como a requalificação da MA-034 — principal via do município —, ampliação do sistema de abastecimento de água com nova adutora a partir do Rio Parnaíba, e obras na escola municipal Heitor Pedrosa.

A prefeita de Santa Quitéria, Sâmia Moreira, ressaltou que o benefício pode ajudar a movimentar a economia local, principalmente o pequeno comércio.

Cristiane Pereira, moradora do município e mãe de sete filhos, relatou que o cartão será útil para a alimentação da família. “Veio em boa hora”, afirmou.

Nos municípios de Brejo e Urbano Santos, a entrega também foi realizada no fim de semana. Em Brejo, 1.800 famílias foram cadastradas no programa. A prefeita Thâmara Castro afirmou que o auxílio pode complementar a renda de quem já é atendido por outros programas sociais, como o Bolsa Família.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.