COLUNA
Rodrigo Bomfim
Rodrigo Bomfim é jornalista do Grupo Mirante. É editor de política do Imirante e apresentador da Mirante News FM.
Organização da base

Brandão deve reunir base aliada na próxima semana para definir estratégia eleitoral

Encontro com presidentes de partidos aliados deve ocorrer na próxima semana e vai tratar de chapas, alianças e rumos do grupo no pleito deste ano.

Rodrigo Bomfim/Ipolítica

Atualizada em 22/01/2026 às 16h46
Brandão deve reunir presidentes de partidos da base aliada para discutir estratégias e composições para as eleições deste ano. (Reprodução)

O governador Carlos Brandão (sem partido) deve se reunir, na próxima semana, com presidentes dos partidos que compõem sua base aliada para discutir os rumos políticos do grupo nas eleições deste ano. A agenda estava inicialmente prevista para ocorrer na semana passada.

Ainda não há confirmação oficial sobre o dia do encontro, mas, segundo interlocutores, há fortes indicativos de que a reunião aconteça na próxima sexta-feira. Presidentes de partidos mais próximos ao governador já foram contatados para ajustar a agenda.

O encontro, considerado estratégico, tem como foco tratar da formação de chapas majoritárias e proporcionais para as eleições de 2026, possíveis composições de chapa e orientações gerais para o processo eleitoral.

A expectativa é de que ao menos dez partidos estejam representados, levando em conta o tamanho da base aliada que sustenta o governo estadual.

Possível reunião em Brasília

Além da reunião no Maranhão, também está em discussão a possibilidade de um encontro em Brasília entre o governador Carlos Brandão e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Embora ainda não confirmada, a agenda é considerada plausível, especialmente diante do movimento recente de articulação política no cenário nacional.

Na última quarta-feira, Lula já se reuniu com aliados na capital federal, o que, segundo aliados, abre espaço para novas conversas com governadores e lideranças regionais.

Enquanto isso, no Maranhão, a expectativa é de que a reunião da base aliada marque o início oficial da organização política do grupo de Brandão para o pleito deste ano.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.