MARANHÃO - O estado do Maranhão conseguiu zerar o percentual de pessoas analfabetas que estão em sistemas prisionais desde 2022, de acordo com dados de cooperação técnica firmado com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), voltado à superação do analfabetismo e elevação da escolaridade entre pessoas custodiadas nos sistemas penitenciários dos Estados e do Distrito Federal.
Conforme destaca o coordenador nacional de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da SENAPPEN, Rodrigo Dias, os números são reflexo direto das iniciativas adotadas para ampliar o acesso à educação nas prisões: "Estados como Amazonas, Maranhão e Santa Catarina já erradicaram quase completamente o analfabetismo em seus sistemas prisionais. Este é um resultado do esforço coletivo e da efetiva implementação de políticas públicas voltadas à inclusão educacional em ambientes de privação de liberdade", comemora.
Continua após a publicidade..
Os avanços ressaltam a importância de uma abordagem integrada entre educação e reintegração social no sistema penitenciário, promovendo cidadania e perspectivas de mudança para pessoas em situação de privação de liberdade.
O estudo revela que estados como Alagoas (AL), Santa Catarina (SC) e o Distrito Federal (DF) lideram em taxas de redução do analfabetismo no período analisado. Alagoas, que registrava 580 analfabetos em 2023, reduziu esse número para 193 em 2024, representando uma queda de 66,72%. Vale destacar que, em se tratando de população feminina, Alagoas zerou o analfabetismo em 2024.
Saiba Mais
- Justiça dá seis meses para Estado resolver problemas em Pedrinhas
- Seap apura e tenta identificar responsáveis por túnel descoberto em Pedrinhas
- Seap nega rebelião em Pedrinhas; vídeo que circula nas redes sociais trata-se de treinamento com policiais
- Profissão Repórter mostra como é um casamento coletivo no Complexo Penitenciário de Pedrinhas
- Detento é assassinado em cela do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias