Dias mais quentes🥵

Calor superou 38°C em Bacabal, Chapadinha e Caxias, mas é comum? Entenda

A falta de nebulosidade permitiu muitas horas de sol forte nos estados do Nordeste.

Imirante.com*

Atualizada em 28/11/2024 às 06h51
Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia é uma das recomendações. (Foto: Reprodução)

MARANHÃO - A temperatura superou os 38°C nessa quarta-feira (27) em áreas do Maranhão e de outros Estados. Os municípios de Bacabal, Chapadinha e Caxias ficaram entre os mais quentes. Para esta quinta-feira (28), segundo o site ClimaTempo, a previsão também é de temperaturas elevadas.

A falta de nebulosidade permitiu muitas horas de sol forte nos Estados do Nordeste, o que garantiu um grande aquecimento do ar. Mas é preciso lembrar que esse calor próximo dos 40°C ainda é bastante comum no interior do Nordeste nesta época do ano. 

Mas outro fator que deve ser considerado é o fato de estarmos no fim de novembro, a pouco mais de três semanas do solstício de verão. Este é um período de aumento natural da insolação sobre o Brasil e todo o Hemisfério Sul, isto é, aumento do número de horas de sol disponíveis para aquecer o ar. 

À medida que nos aproximamos do solstício de verão, que este ano ocorre no dia 21 de dezembro, os dias vão ficando cada vez mais longos, com o sol se pondo no horizonte cada vez mais tarde.

Confira o ranking das 10 maiores temperaturas no Brasil em 27/11/2024, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet):

39,7°C – Jaguaribe (CE)

39,2°C – Castelo do Piauí (PI)

39,0°C – Aragarças (GO)

Continua após a publicidade..

38,7°C – Caicó (RN) e Piripiri (PI)

38,6°C – Caxias (MA), Campo Maior (PI) e Paranapoema (PR)

38,5°C – Chapadinha (MA) e Seropédica (RJ)

38,4°C – Rio de Janeiro (RJ)

38,2°C – Patos (PB)

38,1°C – Bacabal (MA), Niterói (RJ) e Oeiras (PI)

38,0°C – Porto Murtinho (MS)

*Com informações do site ClimaTempo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.