Operação Enem 2023

Enem envolve esquema de segurança integrado no Maranhão

Órgãos federais, estaduais e municipais atuam em locais estratégicos para garantir que o exame ocorra sem intercorrências.

Imirante.com

Entrega dos malotes de provas, que serão realizadas neste domingo (5) e no próximo dia 12. (Divulgação / Governo do Estado)

MARANHÃO - O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) contam com o apoio de vários órgãos federais, estaduais e municipais para garantir a segurança do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que terá suas provas aplicadas neste e no próximo domingo, 5 e 12 de novembro.

Leia também: Mais de 165 mil candidatos estão aptos a participar do Enem 2023 no Maranhão

Todas as fases envolvem um amplo esquema de segurança, desde a construção das questões de provas até a divulgação do resultado. No Inep, autarquia do MEC responsável pelo exame, também se reuniu com as equipes técnicas do instituto, onde  acompanhou o monitoramento e os últimos preparativos para a aplicação da prova.

Segurança no Maranhão 

Continua após a publicidade..

No Maranhão, mais de 2 mil policiais militares reforçam as ações de segurança planejadas para os dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Maranhão. O reforço do contingente da Polícia Militar faz parte da Operação Enem 2023.

O esquema de segurança inclui a cooperação das Polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros. O seletivo conta ainda com o trabalho do Ministério da Educação e dos Correios. O planejamento busca a confiabilidade desde o processo de entrega dos malotes da prova até a execução nas salas do exame, inclusive com ajuda de aparelhos para detecção de pontos eletrônicos.

“Nossa operação começou desde maio com o planejamento das ações. Na semana passada foi realizado um levantamento das escolas para mapear situações como aglomeração e até possibilidade de manifestação. Na sexta-feira (3), os malotes [de provas] foram levados para vários quartéis da Polícia Militar. Todos os 165 mil inscritos para o Enem no Maranhão podem ter certeza que a segurança está garantida”, declarou o coordenador da Operação Enem 2023, coronel Nilson Ferreira.
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.