Ciência Aeroespacial

Estudantes maranhenses levam ouro na Jornada Nacional de Foguetes

As equipes maranhenses eram formadas por alunos dos municípios de Imperatriz, Tutóia, São Bernardo do MA e Açailândia.

Imirante, com informações do g1

Estudantes maranhenses levam ouro na Jornada Nacional de Foguetes. (Foto: Arquivo pessoal)

MARANHÃO - Estudantes maranhenses receberam medalha de ouro na Jornada Nacional de Foguetes 2023. O evento, que é em formato de olimpíada, foi realizado em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, entre os dias 16 e 19 de outubro.

Promovido pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), a Jornada tem como objetivo despertar o interesse dos alunos pela ciência aeroespacial.

O Maranhão foi representado por quatro equipes de escolas públicas, dos municípios de Imperatriz, Tutóia, São Bernardo do MA e Açailândia. Destas, três trouxeram para casa a medalha de ouro e uma foi reconhecida com menção honrosa. Ao todo, participaram do evento 62 equipes de todo o Brasil.

"Somos de escola publica e alunos de baixa renda. Isso por si só já é um feito e motivo de orgulho pro município, pro povoado em zona rural e pro estado", disse o estudante Gerson Pinheiro, que fez parte de uma das equipes campeãs, a Space Fly.

A equipe, que faz parte do grupo 'Fogueteiros do Sertão', é formada por alunos da Escola U. I. Ver. Rubenito Silva Couto, na Zona Rural de São Bernardo do MA. A Space Fly levou a medalha de ouro após lançarem um foguete que alcançou uma distância de 206,7 metros.

Veja a lista das equipes:

Equipe de Imperatriz: Medalha de Ouro
Equipe de Tutoia: Medalha de Ouro
Equipe de São Bernardo do MA: Medalha de Ouro
Equipe de Açailândia: Menção honrosa

Competição

Na Jornada, os estudantes foram desafiados a construírem e lançarem, obliquamente, um foguete, a partir de uma base de lançamento, que precisa alcançar a maior distância possível.

Construído com garrafas de PETs, o foguete usa como combustível uma mistura feita de vinagre e bicarbonato de sódio. Os estudantes também utilizam água e ar pressurizados com uma bomba de encher pneu de bicicleta para ajudar no lançamento. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.