Assassinatos

Número de mortes violentas aumenta no 1º semestre de 2023 no Maranhão

O Maranhão teve um aumento de 0,3%, com um total de 866 assassinatos de janeiro a junho.

Imirante, com informações do g1

Atualizada em 17/08/2023 às 11h54
Dados coletados pelo g1 mostram alta no número de mortes violentas no Maranhão. (Foto: Divulgação)

MARANHÃO - O Maranhão é um dos Estados do país que apresentou aumento no número de mortes violentas intencionais no primeiro semestre de 2023. A alta foi de 0,3%. Os dados são do Monitor da Violência criado pelo g1, com base em dados oficiais.

Entre os Estados do Nordeste, somente Alagoas e o Maranhão apresentaram aumento nos números. A maior taxa na região ficou com Alagoas (+0,9%). Os outros sete Estados nordestinos apresentaram queda nos números, acompanhando a média geral do país. 

De janeiro a junho deste ano, o Maranhão registrou 866 mortes violentas, que consistem em homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios (roubos seguidos de morte) e lesões corporais seguidas de morte. No mesmo período do ano de 2022, foram contabilizadas 863 mortes.

Relembre casos:

Agente de trânsito é morto com tiro na cabeça durante remoção de veículo em São Luís

Casal de empresários é morto em condomínio de luxo em Balsas

Continua após a publicidade..

Pai de vereador de São Luís é morto a tiros no São Raimundo

Quatro homicídios e uma tentativa de homicídio são registrados em São Luís

Homem é assassinado em Imperatriz; terceiro homicídio esta semana

Dentre os homicídios dolosos, 163 foram registrados somente em janeiro, sendo o mês mais violento do primeiro semestre no Maranhão.

Mortes Violentas no Maranhão / Jan-Jun de 2023

Dados do Monitor da Violência (Arte: Reprodução/g1)

O Monitor da Violência mostra que as mortes violentas no Brasil tiveram queda de 3,4% no primeiro semestre de 2023. País teve 19,7 mil mortes violentas no 1º semestre deste ano, representando uma média de quase 110 por dia. No mesmo período do ano passado, houve 20,4 mil casos. 

O número de mortes violentas pode ser ainda maior, já que este balanço não leva em consideração as pessoas que foram mortas pela polícia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.