SÃO LUÍS - O Maranhão registrou um aumento de 6,6% nas mortes violentas intencionais registradas no primeiro trimestre de 2023, em comparação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o Monitor da Violência, índice nacional de homicídios criado pelo portal g1, que foi divulgado nesta terça-feira (20), com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.
Entre janeiro e março de 2023, o Maranhão teve 439 mortes violentas entre homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios (roubos seguidos de morte) e lesões corporais seguidas de morte, contra 412 mortes registradas no primeiro trimestre de 2022. Com 163 homicídios dolosos e dois latrocínios, janeiro foi o mês mais violento do primeiro trimestre do ano.
Entre os estados do Nordeste, o Maranhão está em segundo lugar entre os que apresentaram os maiores aumentos de mortes violentas no primeiro trimestre de 2023, atrás apenas do Piauí, que teve crescimento de 19,2%.
Quadro nacional
No Brasil, o número de assassinatos está em queda. Foram 10,2 mil mortes violentas nos três primeiros meses de 2023, o que representa uma baixa de 1% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2022, o país teve uma queda de 1% no número de assassinatos.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.