SÃO LUÍS - O ex-presidente da República, José Sarney, lamentou a morte de Elizabeth II, rainha do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, ocorrida nesta quinta-feira (8). Sarney relembrou os encontros que teve com a monarca, ressaltou a importância dela para os britânicos e exaltou seu desejo de construção da paz em todo o mundo.
“Estive com ela duas vezes, que foi durante as comemorações dos 200 anos da Revolução Francesa e, agora, ela deixa uma saudade imensa para o povo britânico e, também, para todo mundo que tinha, na rainha da Inglaterra, uma mulher que era uma estadista e que estava pronta para defender a humanidade da guerra e desejando construir a paz”, afirmou o ex-presidente.
Elizabeth II morreu aos 96 anos, no castelo de Balmoral, na Escócia. Quando foi revelado que a rainha estava sob supervisão médica, seus quatro filhos - Charles, Anne, Andrew e Edward - viajaram até a Escócia, assim como o príncipe William, neto da monarca. O anúncio da morte de Elizabeth II foi feito durante a tarde, pelos canais oficiais da família real.
Continua após a publicidade..
"A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei (Charles III) e a rainha consorte (Camila) permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã", declarou a Casa Real britânica em seu perfil no Twitter.
Com a morte de Elizabeth II, seu filho mais velho, Charles, assume o trono do Reino Unido e de outros 14 países que têm o monarca britânico como chefe de Estado, adotando o título de Charles III. Em seu primeiro comunicado oficial como rei, Charles III afirmou que "a morte da minha amada mãe, Sua Majestade a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e para todos os membros da minha família".
Saiba Mais
- Rainha Elizabeth II morreu devido "causas naturais", aponta certidão de óbito
- Vice-presidente do Brasil se reúne com presidente em exercício do Peru
- Após 11 dias de homenagens, corpo de Elizabeth II é sepultado no Castelo de Windsor
- VÍDEO: membro da guarda real cai durante velório da rainha Elizabeth II
- Charles III é proclamado soberano do Reino Unido
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias