SÃO LUÍS - A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 na Grande São Luís manteve-se crescente no fim de semana e quase já atinge a totalidade.
De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado nesse domingo (24), o percentual é de 97,83. Veja:
O boletim de sábado (23) apontava 96,52% a taxa de ocupação de leitos de UTI do SUS disponíveis na rede da SES. Na sexta (22), era 94,35%, o que mostra uma aproximação do esgotamento de leitos em São Luís e região metropolitana (São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar).
Número de leitos de UTI livres na Ilha:
Sexta-feira (22 de maio) – 13
Sábado (23 de maio) – 8
Domingo (24 de maio) – 5
O número de leitos de UTI exclusivos para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus está se esgotando mais um vez na Ilha de São Luís como mostram o números acima referentes ao último fim de semana.
Leia mais:
Maranhão registra 784 óbitos pela Covid-19; casos confirmados sobem para 22.786
Covid-19: Imperatriz chega a 1.431 casos confirmados e 68 mortes
Continua após a publicidade..
Comércio volta a funcionar hoje, após 65 dias de portas fechadas no Maranhão
Já a taxa de ocupação de leitos clínicos na Grande São Luís está em 76,86%. Dos 752 leitos abertos, 578 estão ocupados.
Imperatriz
No município de Imperatriz, a situação está mais crítica do que na Ilha. Todos os leitos de UTI para Covid-19 estão ocupados. Leitos clínicos restam apenas cinco, ainda de acordo com o boletim da SES desse domingo (24).
Até sábado (23), a cidade ainda tinha dois leitos livres, porém em 24h a rede de saúde de Imperatriz viu o esgotamento de seus leitos para pacientes em estado grave.
Demais regiões
O boletim ainda traz um quadro geral da ocupação de leitos nas demais regiões do Maranhão. A taxa de ocupação de leitos de UTI no restante do Estados chega a 69,91%, enquanto dos leitos clínicos é 64,71%.
Transporte de pacientes
O governo do Maranhão destinou aviões equipados com estrutura de UTI para translado intermunicipal de pacientes com Covid-19. As viagens foram iniciadas no sábado e transportam pacientes entre cidades onde há leitos disponíveis na rede hospitalar estadual de tratamento aos infectados pelo vírus.
Os pacientes também contam com um acompanhante, cuja alimentação e hospedagem estão sendo custeadas pelo governo.
Saiba Mais
- Quase 19% das pessoas que tiveram Covid-19 têm sintomas persistentes
- Vacinas contra Covid-19 serão enviadas para todo o Brasil até terça-feira (10)
- Boletim indica manutenção de queda de casos de covid-19
- Casos de covid-19 diminuem no Brasil, revela pesquisa da Fiocruz
- Boletim indica aumento de síndromes respiratórias por Covid-19
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias