MARANHÃO - A Marinha do Brasil atualizou, nesse sábado (14), as informações sobre o navio Stellar Banner que permanece encalhado na costa maranhense.
Após reunião com a Capitania dos Portos do Maranhão, representantes da Vale S.A, Ibama, Porto do Itaqui e Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Agentes Marítimos, a Marinha informou que a situação do navio continua estável e que não há vestígios de óleo na área.
Além disso, foi iniciada no porão nº4 da embarcação uma drenagem da água residual, por meio da qual a equipe constatou que não há alteração na coloração do volume de água.
Leia também:
Risco de vazamento é monitorado em retirada de óleo de navio no Maranhão
Continua após a publicidade..
Iniciada manobra de retirada do óleo de navio encalhado no Maranhão
Barco holandês chega ao Maranhão para retirar parte do óleo de navio
Já as ações que farão parte do Plano se Salvatagem estão em andamento. Uma medida para avaliar a capacidade de recebimento da carga de minério já foi iniciada, e um novo plano de transferência está em elaboração e será submetido à aprovação das autoridades ambientais e, também, da Marítima.
"No momento, estão sendo empregados 255 militares da MB, além dos seguintes meios: Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi”; Navio Hidroceanográfico “Garnier Sampaio”; um helicóptero UH-15 com Grupo de Busca e Salvamento (GSAR) embarcado; e quatro embarcações da Capitania dos Portos do Maranhão", informa a Marinha do Brasil.
Saiba Mais
- Navio desencalha e atraca em porto após seis dias preso no litoral de São Luís
- Navio mercante não tem previsão de desencalhe em São Luís
- Navio de 229 metros encalha em canal que dá acesso a porto em São Luís
- Retirada de minério de ferro de navio é concluída no Maranhão
- Marinha informa que 80 mil toneladas de minério já foram retiradas do Stellar Banner
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias