Economia

IBGE aponta que PIB do Maranhão caiu mais de 5% em 2016

Roraima foi o único estado do país que apresentou variação positiva no Produto Interno Bruto daquele ano.

Imirante.com, com informações de IBGE

Atualizada em 27/03/2022 às 11h15

Dados das Contas Regionais, divulgados neste mês de novembro pelo IBGE, mostraram que a queda de 3,3% do PIB do país em 2016, em comparação com o ano anterior, foi acompanhada por 25 estados. Segundo dados do instituto, o Maranhão apresentou uma queda superior a 5% naquele ano.

O único que apresentou variação positiva foi Roraima, com 0,2% de crescimento, enquanto o Distrito Federal ficou estável, com 0,0%. De acordo com o gerente da pesquisa, Frederico Cunha, a atividade de Administração, defesa, educação e saúde pública e seguridade social foi a que mais influenciou o avanço em Roraima, e segurou a queda no Distrito Federal, uma vez que, nesses locais, ela representa quase metade do valor adicionado ao volume total do PIB.

Já o Amazonas foi o estado com a redução mais acentuada, com queda de 6,8%. As principais contribuições negativas foram dos setores de Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (-10,3%) e Indústrias de transformação (-12,9%), influenciado pela queda na fabricação de bebidas e de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos.

Gráfico divulgado pelo IBGE no início do mês de novembro de 2018.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.