ECONOMIA

IBGE aponta aumento do desemprego no Brasil

Cerca de 8,5 milhões de pessoas estão desocupadas, segundo dados recentes

Ipolítica

Pesquisa aponta aumento na taxa de desemprego. (Reprodução/Imirante)

BRASÍLIA - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reportou que a taxa de desemprego no Brasil atingiu 7,8% no trimestre finalizado em fevereiro deste ano, conforme informações divulgadas na manhã de quinta-feira, 28 de março. Este índice é derivado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua.

A comparação com o trimestre anterior, de setembro a novembro, mostra um aumento na taxa de desocupação, que estava em 7,5%. Quando comparado ao mesmo período do ano anterior, 2023, onde o índice era de 8,6%, nota-se uma variação. Os resultados obtidos estão alinhados com as expectativas do mercado financeiro para o trimestre em análise.

A pesquisa revelou que o total de pessoas desocupadas no país cresceu 4,1% em relação ao trimestre anterior, alcançando a marca de 8,5 milhões de indivíduos. Esse incremento representa a primeira alta observada desde o trimestre concluído em abril de 2023. Em comparação com o ano anterior, há uma diminuição de 7,5% no número de desocupados.

No período entre dezembro e fevereiro, a PNAD Contínua indicou que a população ocupada se manteve estável, totalizando 100,2 milhões de pessoas. Houve um aumento de 2,2% na ocupação ao longo do ano, o que representa a inclusão de mais 2,1 milhões de pessoas no mercado de trabalho.

Segundo o IBGE, a elevação observada na taxa de desemprego pode ser atribuída principalmente ao crescimento na busca por emprego no país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.