SÃO LUÍS - A governadora Roseana Sarney conversou com o repórter Jorge Aragão, da rádio Mirante AM, sobre a greve dos professores que já dura mais de dois meses. Roseana declarou que o governo continua aberto ao diálogo. Fez um apelo aos docentes que continuam o movimento para que retornem às salas de aulas devido a ilegalidade da greve por parte da Justiça. A governadora garantiu a implantação do piso a ser estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Disse, ainda, que ações serão realizadas para melhorar os indicadores. Um deles é a parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino Maranhão.
- Essa greve não tem sentido, pois já foi decretada ilegal pelo Tribunal de Justiça do Maranhão e pelo Supremo Tribunal Federal. O piso dos professores na hora que tiver decretado, estabelecido pelo Supremo, nós não temos dúvidas, somos a favor do piso e iremos implantá-lo imediatamente. Agora, queremos uma contrapartida por parte dos professores. Nós damos os melhores salários e queremos as melhores notas. O que adianta oferecermos os melhores salários se nós temos os piores indicadores sociais na área de educação no Maranhão, de acordo com dados testes do Ministério da Educação. Então, acho que temos que nos preocupar com as duas coisas e é o que estamos fazendo. Estamos mantendo a parceria com a consultoria do PNUD, que já esteve conosco por três meses e com certeza vai nos ajudar a melhorar essa área de educação . Agora, tem que haver o empenho dos professores e do governo. Tem que ter prioridade e é o que nós estamos dando. Eu faço um apelo para os professores para que retornem às salas de aulas, pois estão prejudicando os alunos. Vamos conversar. Ninguém deixou de conversar. Agora, [eles] fazendo greve não tem conversa, porque foi decretada a ilegalidade. Voltando à escola, a gente conversa, pois o governo é democrático, que sempre esteve aberto ao diálogo, sempre conversou com a população e quer continuar conversando. O que se quer é o bem do povo do Maranhão. O governo não está nem de um lado e nem de outro - esclareceu.
Continua após a publicidade..
No próximo mês, o governo do Estado lançará um programa de qualificação de mão de obra dos jovens que vão ingressar no mercado de trabalho, o Maranhão Profissional.
- Com os jovens empregados teremos mais renda para o Maranhão e a qualidade de vida será bem melhor para a população - destacou.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias